Angola celebra Dia de África com lançamento da obra poética de Agostinho Neto

 

Yeosu (Dos enviados especiais) – A obra poética completa do primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, compota por “Sagrada esperança”, “Renuncia Impossível” e “Amanhecer”, edição em língua coreana, será lançada hoje (sexta-feira), no pavilhão de Angola na Expo Yeosu 2012.

O lançamento do livro enquadra-se nas celebrações do Dia de África, que se assinala a 25 de Maio, e ao 90 aniversário natalício do fundador da Nação Angolana, a celebrar-se a 10 de Setembro.

O programa da actividade a que à Angop teve acesso compreende o discurso de boas vindas a ser proferido pela Comissária Nacional da Expo, Albina Assis, e as intervenções do embaixador de Angola na Coreia do Sul, Albino Malungo, e de um representante da Universidade de Hankuk, responsável pela tradução da obra em coreano.

A apresentação estará a cargo da presidente da Fundação Agostinho Neto, Maria Eugenia Neto, que chegou, na companhia da filha e deputada Irene Neto, a esta cidade, na noite de quinta-feira, ao que se seguira uma sessão de assinatura de autógrafos.

As celebrações do dia de África inscrevem ainda a parada dos países africanos, com concentração no pavilhão de Angola e termino na Expo Hall.

A noite, será servido um jantar de gala no espaço denominado “Multi Purpose Hall”, antecedido da intervenção da Comissária Geral de Angola, Albina Assis, e do representante de um país da União Africana.

Desfile de moda e um espectáculo músico-cultural completam o programa que vai assinalar, na Expo Yesou 2012, o Dia de África.

 

 

 

Fonte: Angola Press

+ sobre o tema

Angolano morto a tiro no Brasil, à frente da filha de três anos

Walter Etna Duvall (na foto), angolano residente no Brasil...

Felwine Sarr na luta pela representação de África

Os africanos devem dominar a narrativa sobre si próprios...

África exige da Europa restituição de tesouros roubados

Na França, há entre 4.500 e 6.000 objetos que...

para lembrar

20 personalidades negras pelas quais somos MUITO gratos este ano

Sejamos francos: 2016 foi um dos piores anos da...

Quadrigêmeos são aceitos juntos em Harvard e Yale e em outras universidades

A família Wade, de Ohio, nos Estados Unidos, recebeu uma...

Esther Mahlangu, da tribo sul-africana Ndebele, criou um mural em Évora

Esther Mahlangu, uma sul-africana de 82 anos, pintou um...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=