Angola estudará origem africana de uma parte dos estadunidenses

Luanda, 10 jul (Prensa Latina) Angola pretende se somar ao estudo continental sobre a origem africana de parte da população estadunidense, anunciou a ministra de Cultura Carolina Cerqueira no conselho consultivo dessa dependência, que entra hoje em seu segundo dia.

Do Prensa Latina 

Carolina Cerqueira ministra da Cultura
Foto: Jaimagens

Existe essa possibilidade, insistiu Cerqueira ontem na cidade de Cabinda, onde se realiza o encontro até amanhã, ao referir-se ao projeto de caráter antropológico em marcha desde 2015.

Nossa participação, explicou, seria uma forma de cumprimentar de maneira decisiva o decênio dos afrodescendentes, que começou em 2015 sob o patrocínio da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ministra afirmou que a participação (a investigação do DNA) será a única maneira científica de reforçar a ideia da presença de sangue angolano na edificação dos Estados Unidos.

Durante a reunião, Cerqueira também chamou a que os museus, bibliotecas e arquivos estejam mais vinculados à população.

Igualmente apontou que não pode ser esquecida a reabilitação de algumas instituições existentes e a construção de novas infraestruturas, como está marcado no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, aprovado pelo governo em abril passado.

Também se referiu à necessidade de investir por sociedades com empresas e organizações da sociedade civil para a valorização da arte sob uma correta dinamização das indústrias culturais.

É necessário incentivar o investimento público-privado e fortalecer o papel da diáspora angolana na valorização da cultura.

O VI conselho consultivo prevê vistoriar o patrimônio e o turismo cultural, a municipalização dos serviços culturais e o desenvolvimento de uma indústria cultural.

Para o ministro de Cultura de Cabo Verde, Abraão Vicente, a valorização dos bens culturais angolanos passa pela divulgação da marca Angola.

Ao intervir em uma mesa redonda, Vicente recomendou a promoção de feiras artesanais, exposições e a criação de espaços próprios para a venda de produtos manufaturados.

Enquanto a ministra de Hotelaria e Turismo de Angola, Angela Bragança, defendeu a necessidade de potencializar o produto cultural, natural e histórico com ações de promoção e divulgação.

+ sobre o tema

Fusão do jazz com kuduro em “The Coréon Experiment”

Coréon Dú lançou em 2010, o seu CD de...

Primeira juíza muçulmana e afro-americana dos EUA encontrada morta no rio Hudson

Sheila Abdus-Salaam tinha 65 anos. Corpo foi retirado da...

Continente africano é redescoberto em livros de especialistas

Livros recém-publicados visam iniciar público leigo à história e...

Esther Mahlangu, da tribo sul-africana Ndebele, criou um mural em Évora

Esther Mahlangu, uma sul-africana de 82 anos, pintou um...

para lembrar

Kijinga: o símbolo do poder

“Kijinga”, o chapéu considerado símbolo do poder tradicional, é...

Mulheres nos PALOP “desproporcionalmente afetadas” no acesso à saúde

A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Organização...

Pela primeira vez, a Etiópia terá uma mulher presidente

A diplomata de carreira Sahle-Work Zewde, 68 anos, será...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=