quinta-feira, dezembro 8, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAngolanos na diáspora participam na Reunião Juvenil Euro-África em Braga

Angolanos na diáspora participam na Reunião Juvenil Euro-África em Braga

Lisboa – Dez jovens angolanos, integrados em várias associações em Portugal participam, em Braga, na Reunião Institucional da Cooperação Juvenil África/Europa no âmbito da “Braga-2012: Capital Europeia da Juventude”, que decorre desde o dia 25 deste mês.

Organizado pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, o encontro, que visa também celebrar o Dia de África, festejado na sexta-feira, debate a visão dos principais desafios colocados à juventude na cooperação entre os dois continentes.

Segundo a organização, a cimeira, que termina domingo, representa o culminar de processo de diálogo estruturado, visando o reforço de laços culturais e o surgimento de projectos que contribuam para a efectiva integração e mobilidade juvenil.

Dos temas em debate constam “a participação juvenil na vida pública”, “o desenvolvimento sustentável”, “o diálogo e a cooperação internacional” e “as novas políticas de Juventude”.

O evento congrega jovens e decisores políticos, provenientes de diferentes países europeus e africanos, colocando-se “em diálogo pró-ativo, cooperativo e solidário”.

Além de Angola, o grupo de jovens africanos na diáspora portuguesa é composta por descendentes de Cabo-verde, Guiné Bissau, Nigéria, Moçambique e São Tomé e Príncipe, que fazem parte da ANJI-DJAP, uma plataforma de associações juvenis africanas em Portugal.

 

 

Fonte: Angola Press

Juventude
Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench