Ann Nixon Cooper – Tributo de Obama

Ann Louise Nixon Cooper nasceu dia 9 de janeiro de 1902 em Shelbyville, Tennessee, onde freqüentou escola. Após a morte de sua mãe, ela e seis irmãos foram separados e uma tia criou Cooper. Em 1922, casou com Albert Berry Nixon Ann Cooper, um jovem dentista, em Nashville, Tennessee. Eles se mudaram para Atlanta, Geórgia, onde começaram uma família enquanto seu marido estabeleceu o seu grande sucesso na prática odontológica. Cooper foi dona de casa a maior parte de sua vida, trabalhou brevemente em 1923 como escritora política no Atlanta Life Insurance Company. Cooper e seu marido tem entre seus amigos ou conhecidos, educadores WEB Du Bois, Lugenia Burns Hope e John Hope Franklin, Benjamin Franklin E. E. Mays e Frazier.

Como uma ativista Atlantanta, Cooper trabalhou para melhorar as condições da comunidade dos Afros Americanos na vida adulta. Durante mais de cinquenta anos, ela serviu no conselho de diretores da Associação Creche City Gate. Ela foi fundadora da Girls Club African American (clube das meninas afro-americanas) para os jovens, em Atlanta, e, na década de 1970, ensinou moradores da comunidade a ler em um programa de alfabetização da histórica Igreja Batista Ebenezer.

art.wedding.photo
(Foto: Arquivo pessoal)

Em 1980, Cooper recebeu recebeu um prêmio por seu ativismo serviço na comunidade de Atlanta WXIA-TV. Em 2002, ela foi premiada com o Annie L. McPheeters Medalhion pelos serviço comunitário prestados da Biblioteca de Pesquisa African American Culture and History.

Centenária, Cooper é o membro mais antigo do Atlanta Chapter of the Links, Inc., e é desde 1948 membro do Utopian Literary Club.

Completados seus 106 anos, tem visto presidentes virem e irem em sua vida e tem sobrevivido maioria deles. Na manhã ensolarada do dia 4 de novembro de 2008 ela saiu para uma votação antecipada – desta vez por Barack Obama.

A centenária Afro-americana se lembra de não muito tempo atrás, quando ela era impedida de votar por causa da sua raça. Agora ela espera para ver o dia em que Obama seja eleito como o primeiro negro presidente da nação.

“I ain’t got time to die,” (aproximadamente: “tenho muito tempo ainda”) Cooper disse com um sorriso.

“Mesmo se ele não ganhar, eu estarei feliz apenas por ele  para ser nomeado”, disse . “O primeiro presidente negro – não é maravilhoso, com 106 anos?”

 

+ sobre o tema

Toni Morrison fala sobre o dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha

Na ousadia de sair do senso comum pode estar...

Manifestantes negros interrompem comício racista de Trump em Chicago

A interrupção do comício eleitoral de Trump, em Chicago,...

Vitória: Mumia Abu-Jamal não será mais executado

O ativista negro Mumia Abu-Jamal, ex-membro do grupo Panteras...

Conheça os vencedores do Prêmio Abdias Nascimento

Em cerimônia no Teatro Oi Casa Grande, foram conhecidos na...

para lembrar

Os olhares de enfado das filhas de Obama tornaram-se assunto de Estado

"Queridas Sasha e Malia, percebo que estão ambas naqueles...

Obama é o político mais admirado no mundo; Veja lista completa

Chegando ao fim do seu segundo mandato como presidente,...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Por que precisamos da reforma da saúde, por Barack Obama

Fonte: UOL Noticias - Nosso país está envolvido no momento...
spot_imgspot_img

Suspeito de invadir o Capitólio é preso com material para explosivos perto da casa de Obama, diz jornal

Um homem com materiais para fazer explosivos foi preso perto da casa de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (29), segundo os portais CBS...

Barack Obama revela seus filmes, músicas e livros preferidos de 2022

Já virou tradição: anualmente, Barack Obama compartilha listas de seus filmes, músicas e livros preferidos naquele ano, e desta vez não foi diferente. Em 2020, um título...

Barack Obama vence Emmy por narração em série sobre parques nacionais

O recém-chegado a Hollywood Barack Obama foi premiado com um Emmy pela narração em sua série de documentários da Netflix "Our Great National Parks"...
-+=