Aos 21 anos, fenômeno francês do judô busca recorde com penta mundial

Teddy Riner tem apenas 21 anos e surpreende pelos 2,08 m de altura, distribuídos em 128 kg. Mas não só por isso. A partir desta semana, o francês tem a chance de se tornar o maior vencedor do judô masculino, buscando seu quinto título no Mundial de Tóquio.

Riner, um fenômeno da modalidade, já conquistou três ouros em mundiais e tentará no Japão mais dois, entre os dias 9 e 13, na capital do país oriental. Para isso, entrará no tatame entre os lutadores de mais de 100 kg e também na categoria absoluto, sem limite de peso.

Oriundo da ilha de origem francesa Guadaloupe, situada no Caribe, ele tentará superar os únicos quatro homens que já atingiram o tetra mundial: os japoneses Naoya Ogawa, Shozo Fujii e Yasuhiro Yamashita, além do compatriota David Douillet.

“Meu primeiro objetivo é conseguir o título na categoria até 100 kg, que já me permitirá igualar quatro judocas de prestígio”, afirmou o lutador. “O segundo é ter duas medalhas de ouro, o que me faria o único com cinco títulos. Fazer isso na terra de Jigoro Kano, nosso mestre, seria uma honra.”

Kano criou o judô em 1882 e não é esquecido pelo jovem francês. “Ele é nosso pai espiritual, nosso guia, nos inspira e dá força”, explicou, mostrando a imagem divinizada do japonês. “Todo dia eu saúdo a sua foto. Às vezes, falo com ele e peço conselhos.”

Riner explica que começou a lutar judô depois de assistir a muitos combates de pesos pesados japoneses. Inspirado por eles, buscou o estilo mais tradicional de lutas, “limpo”. O resto é seu lado de Guadalupe, com a força.

Depois de ficar apenas com o bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, o judoca disse ter aprendido a lição. “Entendi que preciso sempre dar meu melhor, então ajustei aqui e ali para garantir que não serei mais pego de surpresa”, afirmou ele, que diz ainda não se comparar ao compatriota Douillet por não ter um título olímpico no currículo. “Seria um desrespeito”, concluiu ele, detentor dos ouros em Mundiais em .

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Adhemar Ferreira da Silva

Um fato curioso, mas que mostra o caráter de...

Vida em dívida por Cuti

- Vais morrer, negrinho! -...

Usain Bolt arrasa recorde dos 200 metros e é ouro em Berlim

Fonte: G1 - Jamaicano não deu chance aos adversários e...

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...

para lembrar

spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=