Aos 68 anos, morre Galdino Clemente, militante na criação da lei de cotas em Limeira

Enviado por / FonteG1

Galdino, que sofria de Parkinson, também militou pela implantação do feriado da Consciência Negra, em 20 de novembro, e é autor do livro “Vidas Marcadas”.

Faleceu na manhã desta segunda-feira (27), aos 68 anos, José Galdino de Souza Clemente. Galdino, como era conhecido, foi um militante histórico do movimento negro em Limeira (SP), trabalho também reconhecido no estado e no país. Ao lado de outros ativistas do movimento negro, ele ajudou na implantação da lei de cotas no município e do feriado de 20 de novembro. As informações são da Prefeitura de Limeira.

Galdino também atuou na criação do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin), em 1994, colegiado do qual foi presidente, em 2016. Teve militância partidária, sendo presidente do PT de Limeira, além de ocupar cargos em instâncias superiores do partido.

Galdino ainda era atuante em causas culturais, tendo participado da criação de grupos em defesa da cultura vinculados ao afrodescendente. Ele é autor do livro “Vidas Marcadas”, publicado no início de 2020, mas escrito anos antes.

Segundo a administração municipal, o escritor e ativista sofria de Parkinson havia alguns anos. Separado, Galdino deixa os filhos, Patricia, Ticiane, Kwuame e Inaere. Era também pai de Priscila, já falecida. Ainda não existe confirmação de horários e locais de velório e sepultamento.

“Sensibilizados com a notícia do ativista do movimento negro, o prefeito Mario Botion, a primeira-dama Roberta Botion e a vice-prefeita, Erika Tank, transmitem os mais sinceros pesares à família e amigos de José Galdino de Souza Clemente”, comunicou a prefeitura, em nota.

+ sobre o tema

Ilê Aiyê está de luto pela morte de mãe Hilda Jitolu

Faleceu neste sábado, 19, às 10h30, a ialorixá Hilda...

Morre o ator e cineasta Zózimo Bulbul, aos 75 anos

O ator e cineasta Zózimo Bulbul morreu nesta quinta-feira...

Morte de Daniel Marques, poeta da zona leste, comove artistas das periferias

Figura relevante da cena cultural periférica, o poeta Daniel...

Morre a poeta Tula Pilar, seguidora de Carolina Maria de Jesus

Uma poeta negra, mineira, que trabalhou como doméstica e...

para lembrar

Cotas raciais no serviço público devem se espelhar em modelo de universidades

A lei de cotas que reduziu a desigualdade racial no ensino...

Sisu 2024 aprovou mais de 239 mil candidatos, segundo MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (7/2), que 239.872 candidatos...

Lei de Cotas tem que ser renovada para sonharmos com um Brasil menos desigual

Criada em 2012, a Lei de Cotas das instituições de ensino...

Ministra Anielle Franco participa de aula inaugural na UFRJ

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, foi a convidada...
spot_imgspot_img

O Brasil branco é um produto de cotas

Quem observa a oposição às cotas raciais nas universidades e no serviço público é capaz de pensar que o Brasil nunca adotou cotas anteriormente. Errado. O...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Reitor da USP repudia ataques a cotas; veja entrevista

Os comitês que decidem quais alunos podem entrar nas universidades por meio das cotas raciais passaram por uma série de polêmicas nos últimos dias...
-+=