Apoio a Obama sobe 11 pontos após morte de Bin Laden, diz pesquisa

Sondagem foi feita pelo ‘New York Times’ e pela rede CBS.

Apesar da euforia militar, pessimismo de americanos com a economia segue.

 

O apoio popular ao presidente dos EUA, Barack Obama, subiu agudamente após a morte do terrorista Osama bin Laden por forças americanas no Paquistão, confirmou pesquisa publicada nesta quarta-feira (4) pelo “New York Times” em parceria com a rede CBS.

A aprovação subiu entre eleitores democratas, republicanos e independentes, segundo o jornal. No total, 57% disseram aprovar o desempenho de Obama, contra 46% no mês passado.

Obama teve seus melhores resultados em matéria de luta contra o terrorismo: 72% dos entrevistados disseram concordar com sua atuação neste tema, enquanto 61% aprovaram sua gestão da situação no Afeganistão, uma alta de 17 pontos em relação a janeiro.

Apesar do otimismo, mais de 60% dos americanos concordam que a morte do líder da al-Qaeda provavelmente vai aumentar o risco de ataques aos EUA no curto prazo. Só 16% dos pesquisados afirmaram que se sentem mais seguros.

Mais de 60% dos pesquisados disseram que, apesar da morte de Bin Laden, a missão americana no Afeganistão ainda não terminou.

Para comparar, o jornal cita que, após a captura de Saddam Hussein em dezembro de 2003, a popularidade de George W. Bush subiu oito pontos, mas logo voltou ao patamar anterior no mês segunte.

Mas, mesmo com a euforia na política externa, mais da metade dos eleitores seguem dizendo que desaprovam o desempenho do democrata na condução da política econômica, em um resultado semelhante ao do mês anterior.

A pesquisa foi conduzida em todo o território americano, pelo telefone, em 2 e 3 de maio, com 532 pessoas, e tem margem de erro de 4 pontos percentuais para cima e para baixo.

Gallup

Uma outra pesquisa, do “USA Today/Gallup”, realizada com 645 adultos, indicou que 62% dos norte-americanos acreditam que um ato de terrorismo é “muito provável” ou “relativamente provável” no território dos EUA nas próximas semanas.

“Os atuais resultados indicam que os americanos estão com uma tendência um pouco maior de estarem preocupados com um incidente terrorista do que estavam logo após as explosões no ônibus e no metrô de Londres, em julho de 2005, mas estão menos preocupados do que no início da guerra no Iraque e imediatamente após 11 de Setembro”, disse o instituto Gallup.

Apesar de temerem um ataque de retaliação iminente, 54% dos entrevistados na pesquisa USA Today/Gallup acreditam que o país estará mais seguro no longo prazo das ameaças terroristas.

Cerca de 40% dos entrevistados também disseram estar mais confiantes de que os Estados Unidos poderiam ter sucesso na ‘guerra contra o terrorismo islâmico’, enquanto 34% afirmaram estar apenas um pouco mais confiantes.

Na véspera, pesquisa divulgada pelo “Washington Post” mostrou aumento semelhante, com Obama sendo aprovado por 56% dos eleitores pesquisados.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

“Angú Incubado” Por: Zulu Araujo

Para quem não sabe, Angu é uma comida típica...

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

para lembrar

PUC com Haddad: Por uma SP onde os direitos sociais sejam objetivo concreto

Manifesto PUC COM HADDAD A PUC DE SÃO PAULO...

Negacionismo científico: a produção política e cultural de desinformação

Antes restrito a grupos articulados em torno de interesses...

Depois das alvíssaras da Maria Clara, que venha 2010!

É difícil não se contagiar com a iminência de...

E o melhor deputado em 2012 é… Jean Wyllys

Deputado fluminense é eleito pelos internautas como o que...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=