Aportes teóricos e Metodológicos decoloniais: o caso da disciplina “Pensamento Negro Contemporâneo”

Capa da Revista Participação/ Divulgação

Resumo

O artigo objetiva apresentar a experiência teórico-metodológica da disciplina Pensamento Negro Contemporâneo, ofertada no âmbito do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília cujo objetivo é valorizar e revisitar os saberes de pensadores (as) negros (as) na academia e fora dela. Essa experiência apresenta-se como uma verdadeira artesania prática de valorização da pluralidade e da geopolítica de saberes produzidos no Sul. O artigo articula produções resultantes da disciplina como um estudo de caso, e coteja exemplos das mesmas para aprofundamento empírico da análise.

Conclui que, ao trabalhar com epistemologias inclusivas e reveladoras da pluralidade de saberes da Maioria Minorizada, proporciona-se uma maior inserção e facilitação do acesso ao saber plural dos discentes envolvidos no projeto, eliminando a exclusão acadêmica por não se reconhecerem nas abordagens lineares e verticalizadas das pedagogias conservadoras.

Por

  • Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos(UFSB)
  • Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira os Santos(UFSB)

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Aportes teóricos e Metodológicos decoloniais: o caso da disciplina “Pensamento Negro Contemporâneo”

 

Conteúdo enviado por Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos, pulicado originalmente na Revista Participação 

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