Após 8ª cirurgia, Daiane deixa adeus em aberto e mira nova profissão

Por: RAFAEL BRAGANÇA

 

Nem mesmo depois da oitava cirurgia da carreira, realizada nesta terça-feira, no Hospital Samaritano, na capital paulista, a ginasta Daiane dos Santos admite parar de competir. Diferente do que havia sido ventilado na semana passada, quando a atleta do Pinheiros decidiu não disputar o Brasileiro de ginástica artística para realizar uma nova operação no joelho, Daiane deixou a aposentadoria em aberto para os próximo meses, além de já projetar a nova profissão que deve exercer a partir do ano que vem.

Logo após receber alta no hospital, no fim da tarde desta terça, Daiane se mostrou otimista por uma recuperação a tempo de ainda voltar às competições antes do final do ano, quando já havia anunciado que deixará a vida de atleta em definitivo. “Eu ainda fico no Pinheiros, continuo treinando normal, se aparecer alguma competição que tenha para ir, vou”, afirmou a experiente ginasta de 29 anos, primeira e única campeã mundial do Brasil na modalidade.

Lamentando não poder ter disputado o Brasileiro, no último final de semana, em Goiânia (GO), Daiane disse que a volta aos tablados só depende da evolução de sua recuperação, caso ela seja suficiente para ir bem em algum torneio no segundo semestre.

“Depende da competição, depende da minha performance. Agora vou ter que ficar um mês (parada) por causa do joelho, até recuperar, cicatrizar. Vamos ver o que vai acontecer, acho que se eu estiver bem preparada, por que não?”, indagou ela.

Por causa de um problema no menisco, Daiane decidiu fazer uma artroscopia no joelho esquerdo pouco mais de um mês após voltar da Olimpíada de Londres, onde foi eliminada na primeira fase das disputas da ginástica artística. No entanto, segundo a ginasta, ela nunca confirmou que não voltaria a competir depois da cirurgia.

“O que eu falei é que esperava competir no Brasileiro agora, e isso não aconteceu, porque realmente não tinha como. Mas não adiantei nada, eu paro de treinar no ano que vem só, para esse ano continuo treinando normal”, explicou.

Sobre o futuro profissional, Daiane tem um objetivo claro: permanecer no esporte e partir para a área administrativa. “Tem propostas que estão surgindo. Com o Pinheiros tenho contrato até o final do ano, a gente deu uma conversada, mas não posso falar nada porque não é nada concreto. Mas tem coisas muito bacanas que estão surgindo”, antecipou a ginasta, que ainda não descarta a possibilidade de um dia ser treinadora.

“Eu gosto muito da área administrativa, eu quero ficar no esporte nesse meio administrativo. Gosto muito da área técnica, mas não sei se tenho potencial para isso. Acho que ser técnico também é um dom, e não sei se tenho esse dom. Mas gosto muito da área administrativa esportiva, coordenação, não necessariamente só ginástica”, completou Daiane.

Em entrevista ao Terra, na última sexta-feira, o técnico de Daiane no Pinheiros, Raimundo Blanco, disse que torce para que ela participe da preparação da ginástica brasileira para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A possibilidade, porém, ainda está longe de virar realidade para a ginasta. “Depende do convite, não tive ainda esse convite. Quero ficar para 2016, trabalhando para o esporte, essa é a área que eu quero ficar agora”, contou Daiane, que é formada em Educação Física.

 

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Outubro Rosa para todas, acesso desigual entre mulheres negras e brancas aos exames de mama.

Por Emanuelle Goes* Outubro Rosa, mês de mobilização...

Gays são agredidos no centro de São Paulo

Dois gays, de 35 e 23 anos, foram agredidos...

Carta de Brasilia: Compromisso com o processo de construção da marcha das mulheres negras brasileiras

Nós, mulheres negras brasileiras pertencentes a diversas organizações...

para lembrar

Como transformar Carolina Maria de Jesus em quadrinhos

Entrevista com os autores conta a história do projeto...

A primeira mulher negra a escrever um romance no Brasil

No âmbito das comemorações do Mês da Consciência Negra,...

Série de fotos impressionante retrata o balé empoderando crianças no Quênia

Contra a brutalidade da realidade, a leveza e graça...

Serena Williams ganha e fica a três vitórias de voltar ao n.º1

A tenista norte-americana Serena Williams qualificou-se esta segunda-feira para...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=