Após arrastões e morte de jovem, secretário do Rio ganha prêmio de pacificação

Após uma onda de arrastões em praias do Rio de Janeiro e a viralização de um vídeo no qual policiais militares aparecem alterando a cena do crime que resultou na morte do adolescente Eduardo Felipe Santos Victor, de 17 anos, o secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, foi premiado em uma cerimônia que exaltou o trabalho de policiais de UPPs, na semana passada.

Por Luis Nassif, do GGN

A premiação de Beltrame lembra a homenagem concedida pela Comissão de Desenvolvimento da Câmara dos Deputados ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), por sua atuação na área de gestão de recursos hídricos, exatamente quando o Estado atravessa uma grande crise de abastecimento em função do colapso do Sistema Cantareira.

Segundo informações do UOL, o prêmio a Beltrame foi concedido pelo Instituto Mudando o Final, que apoia projetos sociais em comunidades pacificadas, destacando o trabalho de policiais civis e militares.

“Durante a cerimônia no Rio, não foi feita nenhuma menção a Eduardo – cuja morte foi registrada inicialmente como morte em decorrência de intervenção policial, até que um vídeo feito por moradores desmentiu a versão oficial -, ou qualquer um dos outros casos de violência envolvendo policiais de UPPs ocorridos no Estado nos últimos meses. Em vez delas, os oradores se revezavam tecendo elogios à atuação dos policiais”, descreveu o portal.

Na ocasião, Beltrame disse à platéria de agentes do Estado que “podem falar o que quiserem, os números [da segurança] estão melhores, os índices estão melhores. Vocês estão salvando vidas. Daqui dez, 15 anos, vocês vão notar que participaram de uma grande mudança”, afirmou.

+ sobre o tema

Vítimas de racismo receberão atendimento psicológico gratuito no Distrito Federal

A ideia é fruto de acordo entre Defensoria Pública...

Douglas (1996-2013) e o mundo estranho em que ele viveu e morreu

Como tantos brasileiros vítimas da violência do Estado,...

Deputados do RJ aprovam relatório da CPI contra intolerância religiosa

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou o relatório final...

para lembrar

Filho de ex-lutador é vítima de preconceito racial

Em pleno século XXI, um país que se diz...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela...

Lázaro Ramos grava depoimento a favor dos negros, diz jornal

Segundo "Folha de S. Paulo", ator defende manutenção das...

Discriminação racial em evento esportivo motiva nota de repúdio da FGV

Estudantes relatam que caloura foi hostilizada ao chegar em...
spot_imgspot_img

Réus são condenados pela morte do congolês Moïse Kabagambe

O I Tribunal do Júri da Capital condenou, na noite desta sexta-feira, os dois réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe, em 24 de...

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...
-+=