Após evangélicos, adeptos das religiões afro mostram cânticos em shopping

Enviado por / FonteUOL, por Chico Alves

Nos últimos meses, frequentadores de vários shopping centers do Brasil se depararam com mobilizações de evangélicos expressando sua fé com cânticos e louvores. Os chamados flashmobs acontecem repentinamente e têm participação de centenas de fiéis, que gravam as cenas para divulgar nas redes sociais. Ontem, uma nova modalidade dessa expressão religiosa foi feita em um shopping do Rio — mas dessa vez com adeptos das religiões afro.

Mais de 300 pessoas da umbanda, candomblé e ifá se reuniram de surpresa no pátio do Norte Shopping, no Cachambi, zona norte carioca, para cantar músicas de terreiro na tarde de domingo.

A organização foi do cantor, compositor e escritor André Gabeh. “Vi os evangélicos ocupando os espaços, cantando os hinos deles, então falei: ‘Legal, se alguns podem, todo mundo pode’. E resolvi fazer também”, diz ele.

Como aconteceu nas mobilizações das igrejas evangélicas, o convite aos participantes foi feito por Facebook e por aplicativo de mensagem, o Telegram. “Três dias antes, por determinação da Justiça, o aplicativo saiu do ar e ficamos desesperados. Mas deu tudo certo”, afirma Gabeh. O comediante Yuri Marçal ajudou a chamar as pessoas e esteve presente no evento.

A manifestação transcorreu em tranquilidade, não houve nenhum contratempo. Segundo o organizador, os seguranças ficaram ao redor dos manifestantes, mas foram “gentilíssimos”, sem qualquer conotação de repressão.

André Gabeh pensa fazer outros eventos do tipo, desde que haja interesse de outras pessoas. Ele incentiva que adeptos das religiões afro repitam a experiência por todo o Brasil.

“As pessoas têm que ser vistas, não podemos ficar escondidos. As outras religiões estão por todos os lugares, porque nós vamos ficar confinados ao lugar do mistério, do sinistro?”, questiona o artista. “A gente tem que se dar essa visibilidade, porque além de religião, essas são expressões de cultura”.

+ sobre o tema

Milton Santos

Milton Almeida dos Santos (Brotas de Macaúbas, Bahia, 3 de...

Machado e a política

A campanha eleitoral, como outras, tem sido pródiga em...

Luiz Gama: Quanto vale um homem?

No tempo da escravidão, o valor era medido pela...

Dirigente histórico do Movimento Negro Brasileiro, ABDIAS NASCIMENTO, ...

A onda de repressão desencadeada em Cuba contra os...

para lembrar

Rio acumula mortes por “balas perdidas” não investigadas

A designer Kathlen Romeu, morta aos 24 anos após ser atingida...

Racismo estrutural: 75% dos mortos em chacinas no Rio eram negros

O Rio tem a segunda maior população negra entre...

Saquarema realiza 640 exames de imagem gratuitos durante ações do Outubro Rosa

A Prefeitura de Saquarema realizou 400 exames de mamografia...

Inquérito contra terreiro de candomblé em Santa Luzia (MG) é “ilegal”, diz advogado

Hédio Silva Jr. afirma que TAC criado pelo Ministério...
spot_imgspot_img

Rio cria dia estadual para reflexão sobre morte de jovens negros

O governo do Rio de Janeiro sancionou a lei que cria o Dia de Luta Jovem Preto Vivo – João Pedro Matos Pinto, aprovada...

‘Minha tia perdeu uma vida inteira’, diz sobrinho de idosa resgatada após 72 anos de trabalho análogo à escravidão

Veja o vídeo da matéria A família de Maria de Moura, de 87 anos, resgatada em condição análoga à escravidão em março de 2022, denunciou ao Fantástico deste...

Geledés discute racismo religioso na ONU

Geledés – Instituto da Mulher Negra segue com sua agenda nas Nações Unidas neste ano. Neste dia 8 de março, o instituto realiza na...
-+=