Após movimentação popular, Itamaraty confirma que vai negar entrada de Julien Blanc no Brasil

Após mobilização popular na internet, nesta quinta-feira (13), o Itamaraty, em comunicado oficial, confirmou que embaixadas e consulados do Brasil estão orientados a negar um eventual pedido de visto para o norte-americano Julien Blanc que quer vir ao país para ensinar aos homens “táticas de conquista” de mulheres.

Em e-mail enviado ao Brasil Post, o Itamaraty diz que todos os consulados estão orientados a negar visto para o Pick Up Artist, mas que “até o momento, não há registro de pedido de visto”. Eles afirmam que, até o momento, “existem elementos suficientes que recomendam a denegação” do visto. Leia o e-mail na íntegra:

“O Ministério das Relações Exteriores instruiu suas representações diplomáticas e consulares no exterior a consultar Brasília sobre eventual pedido de visto do senhor Julian Blanc. Até o momento, não há registro de pedido de visto. Caso uma solicitação de visto seja recebida por qualquer Embaixada ou Consulado no exterior, já existem elementos suficientes que recomendam a denegação. Para tanto, o Itamaraty acompanha o assunto em coordenação com o Ministério da Justiça e a Secretaria de Políticas para as Mulheres”.

Como o Brasil Post havia antecipado, desde a noite de ontem, quarta-feira (12), estava circulando em consulados brasileiros no exterior um comunicado interno informando que o Itamaraty iria negar o visto a Julien Blanc, o “pegador profissional”.

O diplomata Hugo Lorenzetti Neto, que trabalha em Nova Déli, na Índia, postou em seu perfil no Facebook que todos os consulados e postos consulares foram orientados a negar visto ao “instrutor de estupro”. Até então, a existência do comunicado interno tinha sido confirmada, mas seu teor não era “definitivo”, segundo os assessores.

Para barrar a vinda dele, uma petição pública endereçada à Polícia Federal foi criada no Avaaz. Mais de 288 mil pessoas já assinaram o documento até o presente momento. Um evento no Facebook também foi criado para divulgar a petição. O texto divulgado na petição diz que:

“Em nome de milhares de mulheres que todos os dias combatem a violência contra a mulher em São Paulo e no Brasil. (Pretendemos) Informa-la (à titular delegacia de imigração) urgentemente que em janeiro de 2015 receberemos uma conferência estrangeira no Rio de Janeiro e em Florianopolis, que exalta a cultura do estupro, o crime de agressão e racismo e profundo desrespeito pelas mulheres.”

De acordo com a agenda oficial de Blanc, ele pretende estar em Florianópolis entre 22 e 24 de janeiro de 2015 e no Rio de Janeiro entre 29 e 31 do mesmo mês para dar palestras e ensinar aos homens brasileiros como é que se conquista uma mulher.

Difusão do machismo e da cultura do estupro

Julien Blanc é um “profissional”, que faz parte da rede de conselhos de namoro e dinâmicas sociais americana batizada de “Real Social Dynamics”. Ele “ensina” homens a “pegar” mulheres, por meio de conferências e é conhecido por “ensinar” táticas como: ignorar quando mulheres dizem nãofazer ofensas racistasatacar a autoestima das mulheres e a “tática” de chegar sufocando mulheres em bares, com as mãos ao redor do pescoço, e até a forçar os rostos delas em direção à sua virilha.

Se você ainda não conhece o “trabalho” deste sujeito e – a título de curiosidade – quer conhecer, ele disponibiliza vídeos no YouTube em que demonstra como são suas táticas de “conquista” em relação às mulheres. No vídeo abaixo, ele tenta aplicá-las. Assista:

YouTube video

+ sobre o tema

CPI da Violência contra a Mulher quer no Código Penal um crime chamado feminicídio

Cintia Sasse e Ricardo Westin O problema não está apenas...

Bolsa Estupro – Alerta para a ação: Brasil Direitos das Mulheres Ameaçados

Nós integrantes das articulações e redes, organizações e ativistas que...

Marcha das Vadias sai às ruas de SP contra violência sexual

Concentração do ato, que ocorre neste sábado (24), será...

para lembrar

Robson Caetano é indiciado na Lei Maria da Penha por lesão corporal

O ex-atleta Robson Caetano foi indiciado neste domingo (6)...

Terceira vítima de estupro em van no RJ diz que queria ‘dormir e esquecer’

inidcado por: Observatório Amilcar Cabral  "Negros estupradores, vergonha a ser...
spot_imgspot_img

Misoginia em nível máximo

O ódio às mulheres no Brasil alcançou nível tão intenso quanto despudorado. A violência de gênero circula escancarada, sem vergonha ou sutileza. O Fórum...

Lei Maria da Penha: as alterações da Lei 14.550/23 com perspectiva de gênero

A Lei nº 14.550, que entrou em vigor em 20/4/2023, promoveu importantes alterações na Lei nº 11.340/06, com o nítido objetivo de reforçar o...

Machismo e vítima questionada: como foi cobertura na época do caso de Cuca

Em 30 de julho de 1987, quatro jogadores do Grêmio foram acusados de estupro a uma menina de 13 anos durante uma excursão do time na...
-+=