Após se recuperar do zika, mulher tem sintomas de Guillain-Barré

RIO – Diagnosticada com o vírus zika em 27 de novembro, a professora Irma de Souza Leal, de 41 anos, foi medicada e precisou de poucos dias de repouso para se recuperar. Mas depois de uma semana, quando as manchas vermelhas já tinham desaparecido da pele, ela começou a sentir um formigamento nos pés, que evoluiu para dificuldade de andar e, em seguida, veio uma sensação terrível de dormência na língua. Levada pela família a um pronto-socorro, a equipe médica constatou o que a filha mais velha de Irma desconfiava: depois de pegar zika, ela desenvolveu a síndrome de Guillain-Barré, que provoca paralisia muscular. Desde o dia 10 de dezembro, a professora está internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) de um hospital privado no Centro do Rio.

Por Simone Candida, do Exame 

No início do mês, o Ministério da Saúde havia confirmado a associação entre a síndrome e o vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a Subsecretaria estadual de Vigilância em Saúde, desde junho deste ano, quando passou a ser obrigatória, a notificação de casos de síndromes neurológicas agudas com histórico de manchas vermelhas (exantema) foram registrados dois casos de Guillain-Barré no estado. Um deles teve resultado positivo para zika.

Filha de Irma, Anna Carolina Leal conta que, inicialmente, nem os médicos sabiam o que sua mãe tinha:

– Foi tudo muito rápido. Ela teve zika dia 27 de novembro e, no último dia 5, começou a sentir dormência nos pés. Dois dias depois, ela foi a um pronto-socorro perto de casa (na Baixada Fluminense), e lá falaram que era desidratação. Deram soro e dipirona. Ela foi para casa e só piorava. No dia 9, comecei a ler notícias nos jornais e vi que zika podia ter relação com Guillain-Barré. Fomos a um hospital em Copacabana, onde a doença foi diagnosticada. Na Baixada, infelizmente, as informações sempre demoram a chegar.

Assim que a síndrome foi confirmada por tomografia, hemograma e punção lombar, Carolina publicou um desabafo nas redes sociais. “Apesar de não tê-la em casa ainda, completamente saudável e comemorando sua recuperação, decidimos divulgar seu caso (…). Há muita falta de informação e não sabemos se existem mais casos como esse, e se há diagnóstico ou tratamento disponível a todos. Estamos tentando divulgar os sintomas e também sua rápida evolução.” A postagem teve mais de 70 mil compartilhamentos e a estudante recebeu mensagens de pessoas de vários estados brasileiros, oferecendo apoio ou relatando casos semelhantes.

A família conta que Irma está respondendo bem ao tratamento e deve ser transferida do CTI para a enfermaria em breve. Os médicos, no entanto, ainda não sabem se ela ficará com sequelas. Irma já foi conhece os riscos da doença.

– Ela está sendo tratada com imunoglobulina. As pernas e os braços estão bem melhores. Ela já consegue andar quando tem ajuda. Mas a face ainda está um pouco paralisada. Ela tem dificuldade de piscar e mexer a boca.

Considerada uma doença rara, a síndrome de Guillain-Barré pode se manifestar em diferentes graus, provocando leve fraqueza muscular e até casos de paralisia total dos membros. Os sintomas começam pelas pernas, podendo irradiar para o tronco, os braços e a face. Há risco de a síndrome afetar músculos respiratórios e, sem tratamento adequado, o paciente pode morrer.

+ sobre o tema

Reunião define que Maceió terá plano de erradicação de preconceitos

Ações de combate à violência contra a população negra...

‘Ô meu Deus, onde vim parar’

À espera de documentos, cerca de 1,300 imigrantes...

Diversos Somos Todos: Meio ambiente, direitos humanos e o desenvolvimento sustentável

por Reinaldo Bulgarelli Empresa sustentável é aquela que...

Podcast 2082, apresenta história afrofuturista com viagem no tempo

Já imaginou como seria nossa sociedade se a constituinte...

para lembrar

Como a mídia ajudou a construir o “mito” que ameaça a democracia

Décadas de discurso anti-política, anti-PT e em prol da...

Endometriose: uma doença silenciosa que afeta milhões de mulheres

É uma doença que afeta mulheres em todo o...

Diagnosticada aos 55 anos, britânica usa crachá: ‘Tenho Alzheimer’

"Tenho Alzheimer. Seja paciente." Com esses dizeres estampados em um...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=