Após sofrer preconceito na faculdade, merendeira do DF faz mestrado na UnB

Ela fez faculdade e pós graduação e quer ajudar a melhorar a merenda escolar

Ela começou a cozinhar com oito anos de idade, se tornou merendeira escolar, fez faculdade de gastronomia e atualmente faz mestrado voltado à gastronomia regional. Assim é parte da trajetória de Magna Pereira da Silva.  Mas nem tudo foram flores no caminho da cozinheira Magna Pereira da Silva. Ela enfrentou preconceito por parte de colegas quando entrou para a faculdade.

— Sofri preconceito porque eu era merendeira.

Magna foi aprovada para o concurso de público de merendeira da rede pública de ensino do Distrito Federal em 2010 e por meio de uma bolsa conseguiu fazer o curso de Gastronomia em uma faculdade particular. Ela já havia feito cursos práticos de cozinha, teve o talento reconhecido por parentes e amigos, mas, incentivada pelas filhas, começou a fazer curso superior.

Após concluir a faculdade, ela fez uma pós graduação em docência. Neste ano, Magna foi aprovada para o mestrado em turismo, com objeto de estudo em gastronomia regional, na UnB (Universidade de Brasília). Mesmo com a trajetória acadêmica, a cozinheira afirma que não quer se afastar da cozinha.

— Não quero sair da área, quero é cozinhar sempre.

O mestrado deve ser concluído em 2016 e, depois de concluir, a cozinheira tem planos de um projeto para melhorar a qualidade da merenda escolar, que deve apresentar à Secretaria de Educação.

— Percebi que as escolas podem fazer melhor a merenda escolar e quero ajudar nisso. Longe de querer ser uma chef de alta gastronomia, Magna quer mesmo é se dedicar à cozinha popular.

Tanto que os pratos que mais gosta de cozinhar são bobó de camarão e galinhada. Ela diz que não é muito ligada aos chefs de cozinha que se tornaram celebridades, mas admira o brasileiro Alex Atala, pela ligação dele com os ingredientes brasileiros e do Cerrado.

Fonte: R7

+ sobre o tema

A cor do pecado: no século xix, a sensualidade da mulher negra

______________________   Resumo Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a presença...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

A Mulher Negra Guerreira está morta…

Há poucas horas, enquanto lutava com a realidade de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Carta aberta a uma mãe

Carta aberta de uma mãe que não sabe o...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

“Kbela”, filme sobre a relação da mulher negra com o cabelo crespo, foi eleito melhor do MOV

O curta-metragem carioca Kbela, da diretora Yasmin Thayná (PUC-Rio),...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=