Após sofrer preconceito na faculdade, merendeira do DF faz mestrado na UnB

Ela começou a cozinhar com oito anos de idade, se tornou merendeira escolar, fez faculdade de gastronomia e atualmente faz mestrado voltado à gastronomia regional. Assim é parte da trajetória de Magna Pereira da Silva.  Mas nem tudo foram flores no caminho da cozinheira Magna Pereira da Silva. Ela enfrentou preconceito por parte de colegas quando entrou para a faculdade.

— Sofri preconceito na faculdade porque eu era merendeira.

Magna foi aprovada para o concurso de público de merendeira da rede pública de ensino do Distrito Federal em 2010 e por meio de uma bolsa conseguiu fazer o curso de Gastronomia em uma faculdade particular. Ela já havia feito cursos práticos de cozinha, teve o talento reconhecido por parentes e amigos, mas, incentivada pelas filhas, começou a fazer curso superior.

Após concluir a faculdade, ela fez uma pós graduação em docência. Neste ano, Magna foi aprovada para o mestrado em turismo, com objeto de estudo em gastronomia regional, na UnB (Universidade de Brasília). Mesmo com a trajetória acadêmica, a cozinheira afirma que não quer se afastar da cozinha.

— Não quero sair da área, quero é cozinhar sempre.

O mestrado deve ser concluído em 2016 e, depois de concluir, a cozinheira tem planos de um projeto para melhorar a qualidade da merenda escolar, que deve apresentar à Secretaria de Educação.

— Percebi que as escolas podem fazer melhor a merenda escolar e quero ajudar nisso. Longe de querer ser uma chef de alta gastronomia, Magna quer mesmo é se dedicar à cozinha popular.

Tanto que os pratos que mais gosta de cozinhar são bobó de camarão e galinhada. Ela diz que não é muito ligada aos chefs de cozinha que se tornaram celebridades, mas admira o brasileiro Alex Atala, pela ligação dele com os ingredientes brasileiros e do Cerrado.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Racismo e Xenofobia: Os avós daqueles que desprezam nordestinos eram os nordestinos da Europa

RACISMO, UMA VEZ MAIS Por Fábio de Oliveira Ribeiro no Centro...

Espanhóis reagem com racismo às provocações: ‘Macacos, que passem fome’

Alguns internautas espanhóis perderam a cabeça com as brincadeiras...

Estudante denuncia agressão e racismo em festa da USP

Bárbara Ferreira Santos Um estudante de Ciências Sociais da Universidade...

Estudante é expulso de fórum por se recusar a tirar adereço do candomblé

Procurada para comentar a denúncia, a juíza Elque Figueiredo,...

para lembrar

Com quase 20 anos, política de cotas revela resultados positivos na UnB

Com quase 20 anos, política de cotas revela resultados...

“Não há nada para você aqui”: o drama das mulheres gordas na França

Há décadas a imagem da mulher parisiense chique e...

O Interno da Fundação Casa venceu Olimpíada de Língua Portuguesa

O poema escrito por um interno da Fundação Casa,...
spot_imgspot_img

Dione Moura: a professora que transformou a vida de jovens negros no país

A trajetória da professora Dione Moura é feita de pioneirismos. E nenhum deles ocorreu por acaso. Cada parte que sustenta a carreira na academia...

Entidades promovem encontro de afrocientistas em Brasília

Entidades promoveram neste fim de semana o 1° Encontro Nacional Afrocientista. O evento foi realizado na Universidade de Brasília (UnB) e reuniu cerca de...

Guia Estratégias de Advocacy para uma Primeira Infância sem Racismo

Este guia tem como objetivo contribuir para que as organizações da sociedade civil realizem  ações de enfrentamento ao racismo desde a primeira infância. Nesse sentido, o...
-+=