Após viagem aos EUA para alertar sobre ataques à democracia no Brasil, comitiva de entidades civis diz que ‘atingiu o objetivo’

Enviado por / FonteG1, por Andréia Sadi

Uma comitiva de 19 organizações da sociedade civil brasileira, que foi aos Estados Unidos alertar sobre ataques à democracia no Brasil, disse em comunicado que a viagem “atingiu o objetivo”.

As entidades relataram que se encontraram com políticos norte-americanos, membros do Departamento de Estado dos EUA, embaixadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) e integrantes da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos EUA.

Nessas conversas, a comitiva brasileira apresentou aos norte-americanos os ataques sem fundamento, sem provas e já desmentidos do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral, em especial às urnas eletrônicas.

As entidades também pediram para que seus interlocutores nos EUA reconheçam a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro e o resultado das eleições, seja quem for o vencedor, a fim de não deixar espaço para contestações infundadas.

A viagem ocorreu entre os últimos dias 24 e 29, uma semana depois de Bolsonaro ter reunido embaixadores estrangeiros lotados em Brasília para difamar, novamente sem provas, o sistema eleitoral brasileiro.

Nos dias seguintes, as embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido em Brasília divulgaram notas reforçando a confiança nas urnas e nas eleições do Brasil, o que foi visto como uma derrota para Bolsonaro.

De acordo com a comitiva que viajou aos EUA, a reação dos norte-americanos foi na linha adotada pelas embaixadas: reconhecimento da legitimidade do sistema no Brasil.

“Os interlocutores americanos mostraram-se especialmente sensíveis ao tema, dada a memória recente dos ataques à democracia perpetrados pelo agora ex-presidente Donald Trump, quando ele pôs em questão o sistema eleitoral dos EUA e agiu para impedir a diplomação do vencedor, o atual presidente, Joe Biden”, afirmou a comitiva em comunicado.

Entre os apoios recebidos, as entidades destacaram o do senador democrata Bernie Sanders e do deputado democrata Jamie Raskin.

“Em todos os momentos, encontramos uma escuta atenta e preocupada. Em vários momentos, recebemos de volta, imediatamente, manifestações públicas de respaldo à democracia brasileira, como nos casos das declarações do senador Bernie Sanders e do deputado Jamie Raskin, cujas palavras alcançaram grande repercussão pública no Brasil.”

Algumas das entidades que integraram a comitiva são organizações de direitos humanos, feministas, ligadas ao movimento negro e de meio ambiente, como o Greenpeace e o Instituto Marielle Franco.

+ sobre o tema

Quando raposas tomam conta do galinheiro, por Maurício Pestana

por Maurício Pestana  A expressão acima, dito popular...

Dilma anuncia que conferência Rio+20 será adiada para 20 de junho

Evento sobre meio ambiente seria realizado no Rio de...

O melhor de todos, Michael Jordan, entra para o Hall da Fama

Fonte: Estado de São Paulo - Michael Jordan, considerado por...

para lembrar

Guia de Enfrentamento do Racismo Institucional

Guia de Enfrentamento do Racismo Institucional Seu objetivo é o...

“Defrontamo-nos com a feroz urgência do agora” – Luther King é bom para a Humanidade

Na última terça-feira, 4 de abril, celebrou-se e problematizou-se...

Projeto “Agitando a Resistência Negra!”

Algumas das principais lideranças femininas negras da atualidade estarão...

“Avalio de forma positiva a presença de mulheres negras em conferências da ONU”, diz Rafaela Seixas

A diplomata Rafaela Seixas é uma das convidadas de Geledés para o evento 'Estratégias para o Empoderamento Econômico da Mulher Negra', que acontece nesta...

Geledés discute racismo religioso na ONU

Geledés – Instituto da Mulher Negra segue com sua agenda nas Nações Unidas neste ano. Neste dia 8 de março, o instituto realiza na...

Educação Cívico-Militar:  obstáculo para a construção de uma educação que efetive a convivência democrática

A história da educação no Brasil tem início ainda no século XVI com uma obra jesuítica que buscou fortalecer o processo colonial e garantir...
-+=