Apresentador do Bom Dia Pernambuco é vítima de racismo e rebate

'Aqui tem muito trabalho, muita força, muito estudo', publica o jornalista Pedro Lins

O apresentador do jornal Bom Dia Pernambuco, da Globo Nordeste, Pedro Lins Filho, foi alvo de racismo na noite de quarta-feira (25). O jornalista denunciou o ato em sua conta no Twitter: “E ainda tem uma galera que diz que racismo não existe. Ouvi agora, hoje à noite: ‘fala com quem da globo para parar de colocar vocês pretinhos para apresentar jornal?’”

Em seu Instagram, ele publicou um vídeo em que comenta o episódio: “Tô compartilhando isso aqui para dizer a você que também passa por isso que você não está sozinho. E aproveitar para dizer também para essa pessoa racista: sorte? Não, amor. Aqui tem muito trabalho, muita força, muito estudo, muito foco e muita competência”.

Mais de 3 mil colegas e seguidores comentaram as publicações, em solidariedade ao apresentador. Entre as mensagens, jornalistas e influenciadores negros reconheceram o talento de Lins em seu trabalho e seu direito de ocupar o espaço em que atua. Outros seguidores falaram sobre o quanto pessoas negras em destaque incomodam àqueles que têm preconceito.

A TV nunca esteve tão atenta à necessária presença de negros na tela, mas ainda falta muito para alcançar a representatividade necessária. Pretos e pardos são 54% da população brasileira, maioria que até hoje se vê mal espelhada na TV.

Mas o movimento do público, principalmente nas redes sociais, fez nascer uma pressão do mercado publicitário para aumentar o número de negros em todos os postos do audiovisual, inclusive na linha de frente dos telejornais. Além de abrir espaço para Maju Coutinho no comando do Jornal Hoje, a Globo acaba de inserir Aline Midlej no rodízio da bancada do JN. Além disso, um novo homem do tempo está sendo preparado para fazer a previsão na Globo SP, o repórter Marcelo Pereira, como anunciou o site Notícias da TV.

+ sobre o tema

Ataques a religiões de matriz africana fazem parte da nova dinâmica no Rio

“TODO O MAL tem que ser desfeito, em nome de...

Gilberto Gil: o racismo, antes velado, agora é revelado

"A internet é um desses catalisadores, que fez com...

Especialistas em segurança e Defensoria Pública defendem uso de câmeras na farda

Cofundador e coordenador da Iniciativa por uma Nova Política...

para lembrar

ESPN e Alê Oliveira rescidem contrato após acusação de racismo

Segundo o Uol Esporte, o comentarista Alê Oliveira, que...

Jezebel: A Mulher Negra Insaciável – Reconhecendo estereótipos racistas internacionais – Parte VIII

Jezebel ou Jezabel, foi uma personagem bíblica — Rainha de Israel,...

Corpo e suspeição: O covarde espancamento de um homem negro

Louvor a este povo varonil que ajudou a construir a riqueza do...

Apucarana: lei garante reserva de vagas para afrodescendentes em concurso

Com a presença de vereadores e representantes de movimentos...
spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=