Apropriação cultural, racismo, etnocentrismo ou capitalismo?

Há uma manifesta prova de que não se pode desistir de educar. Hoje sabemos que isso vai muito além das formalidades escolares, e passa…

Por  Do Repórter Nordeste

Há uma manifesta prova de que não se pode desistir de educar. Hoje sabemos que isso vai muito além das formalidades escolares, e passa pelo conhecimento histórico, humanitário e ético.

Não é possível almejar tal estado de alcance intelectual sem fazer ligações políticas, econômicas e culturais.

Precisamos conhecer identidade, princípios e noções de coletividades. Sim, nós precisamos melhorar a forma de nos relacionarmos com o todo, a partir de nós mesmos.

Há uma seta apontando para a impessoalidade do mercado e a inatingível direção que os fatores econômicos manejam, mantendo lucro e domínio, como pautas inquestionáveis.

As denúncias de apropriação cultural circulam o globo!

Comunidades antigas da Europa são surpreendidas ao verem suas roupagens ancestrais, tecidas milenarmente nas aldeias, sendo expostas em desfiles de moda, e vendidas a preços exorbitantes, sem ao menos citar as origens. E reagem. Geram fatos, entram no páreo e aproveitam o ocorrido para visibilizar a produção local, salvando a arte, gerando renda internacionalmente.

Outras comunidades asiáticas denunciam a prática de atravessadores, que adquirem indumentárias locais a preço exíguo, para revenderem no mundo com extrema valorização, sem jamais repassarem créditos aos verdadeiros donos da criação; ao coletivo que a gerou e mantém.

Indígenas são explorados dentro da mesma proposta, algumas etnias lutam para gerar cooperativas, outras dispersam, mas o que elas vivem em comum é a sanha pelos produtos de suas culturas para vendas externas, porque o mercado percebeu que existe um fetiche em exibir artefatos de cunho identitário, no entanto, transforma essa identidade em mero acessório.

O mercado de turbantes carrega as controvérsias da marginalização do acessório, e a sua ressignificação para uma proposta de modismo, capaz de promover lucro para muito além do território cultural africano, ou da descendência africana no Brasil.

Há reação. O turbante é defendido como algo além de um acessório, e seu sentido político, cultural, identitário é resgatado pelos grupos que assumiram a denúncia da apropriação cultural.

Um objeto de marcenaria, se tornou polêmica em Alagoas, quando em um catálogo de Arranjos Produtivos Locais foi apresentado como “buffet tronco dos escravos”. Uma réplica do objeto de tortura para se pôr na sala.

Por que essa frieza em expor a história dolorosa, carregada pelas vias do etnocentrismo, neste universo capitalista que incentiva o consumo do que representa grupos minorados?

Muito difícil não perceber um risco de sadismo em quem se arvora das tragédias e loucuras humanas, e materializa tais inspirações, vendendo e exibindo o que feriu, humilhou a matou a outros seres humanos.

A violência psicológica que uma focinheira pode promover nós outros não podemos prever, integralmente. Mas quem tem sensibilidade ética não aprova a estética que se apropria de histórias e culturas alheias, para manter lugares de acesso a consumos efêmeros.

Não podemos desistir de educar! Não podemos silenciar. A esperança de humanização passa também por lutas identitárias, e políticas culturais

Foto: Reprodução/Repórter Nordeste

+ sobre o tema

Eu era menino quando os da caserna confundiram-me com um comunista

Eu tinha pouco mais de dois anos quando raiou...

UFRJ terá primeira mulher negra como diretora da Faculdade de Educação

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do...

Ditadura invadiu terreiros e destruiu peças sagradas do candomblé

Desde criança, a iyalorixá Mãe Meninazinha d’Oxum ouvia a...

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Grupo antirracismo critica apoio do Liverpool a Suárez

Um grupo que realiza campanhas contra o racismo no...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Por: Liz Lacerda Alison Golding tinha 10 anos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=