quarta-feira, fevereiro 1, 2023
InícioEm PautaAprovada a PEC da Morte

Aprovada a PEC da Morte

Pobre, favelado quando é acusado é preso, sem provas e sem defesa. Só é julgado depois de meses e mesmo se não for culpado fica preso. Agora, um senador é acusado, não é preso e nem mesmo afastado de seu cargo e ainda assim consegue, com uma manobra e acordo entre poderes encaminhar com aprovação da PEC 241 (55), a proposta que congela por 20 anos os investimentos em saúde e educação.

Por Davison Coutinho, do Jornal do Brasil 

Os investimentos em saúde e educação já são mínimos, e os serviços são já precários. Agora, imaginem que nos próximos 20 anos a saúde receberá R$ 743 bilhões a menos (IPEA). Já a educação pública que já ocupa os últimos lugares no ranking de educação irá deixará de receber R$ 32,2 bilhões (Estudo feito por técnicos da Câmara dos Deputados.)

Todo um acordo feito e aprovado por políticos, que em sua maioria estão envolvidos em escândalos de corrupção, com desvios milionários. Ou seja, roubaram e estão nos mandando a conta. Uma conta que será paga apenas pelos pobres. Afinal, qual político usa hospital público? Qual filho de deputado ou senador ocupa uma cadeira na escola pública?

Estes são os mesmos que rasgaram a democracia e agora nos tiram os nossos direitos, criando formas de continuaram usufruindo de nossos recursos. E além da Pec, vem aí a reforma da previdência, onde mais uma vez, apenas os trabalhadores sofrerão as consequências.

Estão nos roubando, nos prejudicando e afundando o país a cada dia. Não é possível. Quantos nomes em delações, quantos milhões, bilhões desviados. Enquanto o povo da favela sofre com o desemprego, com a crise nos serviços públicos.

Será que ainda existe uma luz no meio dessas trevas?

 

* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestre em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench