‘Aqui vivo, aqui voto’ – Imigrantes pedem direito ao voto nas eleições da Espanha

“Aqui vivo, aqui voto” é o lema da campanha que cerca de 20 organizações de imigrantes iniciaram na Espanha para reivindicar o direito de escolher os representantes políticos no país onde vivem.

Organizações como a Federação Estatal de Associações de Imigrantes e Refugiados na Espanha (Ferine), ACNUR – Las Segovias, SOS Racismo, Associação Marroquina de Direitos Humanos (AMDH) e os Ecologistas em Ação assinaram um manifesto no qual convidam outras associações a defender a iniciativa.

Estes grupos reivindicam o direito ao voto para todos os imigrantes que residam na Espanha, cerca de 2,4 milhões, e exigem a reforma da Constituição e da Lei de Estrangeiros, entre outras leis.

O manifesto critica o uso partidário da imigração na campanha eleitoral e “a utilização da xenofobia para tirar lucro eleitoral por parte de diferentes partidos políticos”.

“O corte nos serviços públicos afeta em maior medida a população imigrante, esquecendo-se de que nos anos do ”milagre econômico” foram os imigrantes que contribuíram para a criação da riqueza”, acrescenta.

Na apresentação da campanha, que será divulgada em conferências nas associações, o representante da Ferine, Gilberto Torres, defendeu que “não foram os imigrantes que causaram a crise”.

Farah Chengly, da AMDH, lamentou que na Espanha “só 322.633 estrangeiros possam votar nas eleições municipais” e que não seja seguido o exemplo de alguns países europeus, como a Bélgica, onde o direito ao voto é reconhecido para a população migrante.

A Espanha realizará eleições gerais no dia 20 de novembro. As pesquisas apontam como favorito o conservador Partido Popular (PP).

Nas últimas eleições municipais realizadas na Espanha, em 22 de maio, imigrantes equatorianos, colombianos e peruanos residentes no país estrearam como eleitores, após acordos de reciprocidade realizados pelo Governo espanhol.

Mais de 473 mil estrangeiros de 36 países, entre eles Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile e Paraguai, puderam votar nestas eleições.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

para lembrar

Fifa abre processo contra cinco federações por racismo e homofobia

Argentina, Honduras, México, Peru e Uruguai receberam multa de...

Policiais fazem papel de juiz frente a queixas por discriminação racial

    Parece brincadeira Os agentes policiais ainda têm muita dificuldade em...

“A tortura no Brasil é uma política de Estado”

Má formação policial e omissão do poder público e...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=