Racismo em Belém – Funcionário que disse que hotel não os receberia porque eram negros

Dupla denuncia racismo em hotel de Belém

Foi instaurado na manhã de ontem, na Seccional São Brás, pelo delegado José Maria Pereira, inquérito para apurar crime de discriminação e racismo, tendo como vítimas dois viajantes.

Expedito Ferreira Gaudêncio e Cícero Barbosa da Silva chegaram, de ônibus, em Belém, do município de Tailândia, na madrugada de ontem. Por trás do Terminal fica um hotel onde os dois homens procuraram para se hospedar.

Segundo Boletim de Ocorrência, feito na Seccional São Brás e assinado por Expedito, os dois nem chegaram a ultrapassar o portão de entrada do hotel e foram abordados por um funcionário que disse que a casa não os receberia porque eram negros.

Expedito conta no BO que ainda procurou conversar, mas teve como indicação o hotel ao lado, onde realmente foram recebidos e se hospedado.

Policiais da seccional foram até o hotel, sendo atendidos pelo gerente Raimundo Nonato Jr.

Raimundo negou a discriminação racial e afirmou que os dois homens deixaram o hotel de imediato ao tomarem conhecimento do preço da hospedagem. Eles acharam muito caro o valor da diária. Mesmo assim o gerente deverá ser ouvido em depoimento na seccional.

Os dois viajantes ficaram de ser ouvidos ontem pela polícia. Eles disseram aos policiais do plantão da seccional que vão pedir indenização na Justiça por danos morais.

Fonte: Diário do Pará

+ sobre o tema

para lembrar

Sobre assassinatos de músicos da periferia

  Os dez anos da morte do rapper...

Goleiro Aranha comenta atuação da mídia em caso de racismo na Arena Grêmio

Goleiro, que foi vítima de agressões pela torcida do...

Japão recebe críticas da ONU após onda de xenofobia nas ruas

Por: Ewerthon Tobace Uma recente onda de casos de xenofobia...

Símbolo de luta contra racismo e segregação completa 100 anos

Em 1918, a área urbana de Lages era dividida...
spot_imgspot_img

Uma supernova

No dia em que minha irmã nasceu, a Nasa fotografou uma supernova no universo. Quando minha irmã nasceu, foi uma das maiores alegrias da minha...

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...
-+=