Primeira Infância no Centro

Só existe pleno desenvolvimento infantil com o enfrentamento do racismo.

 O projeto Primeira Infância no Centro: garantindo o pleno desenvolvimento infantil a partir do enfrentamento do racismo é uma ação de Geledés Instituto da Mulher Negra, com apoio de Porticus Latin America, a ser realizada com a parceria entre  onze organizações negras, quilombolas e indígenas com atuação nas cinco regiões do país (Centro Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul) e execução até setembro de 2022.

Esta iniciativa foi concebida a partir do entendimento de que o debate e as políticas para as infâncias precisam assumir a centralidade da questão racial e o compromisso com ações que retirem as crianças negras e indígenas de situações de vulnerabilidade e de invisibilidade, para de fato garantir o pleno desenvolvimento infantil desde a primeira infância para todas as crianças.

O Projeto estabelece parceria entre organizações brasileiras que atuam no enfrentamento do racismo e do sexismo, em um esforço de ações coletivas que contemplem a proteção e os direitos das crianças negras, quilombolas, atingidas por barragens e grandes empreendimentos ambientais, indígenas, de terreiros, entre outras, favorecendo a reflexão da sociedade a respeito dos direitos das infâncias na perspectiva da diversidade de povos que constituem a sociedade brasileira, e que tem suas especificidades excluídas na elaboração de políticas públicas. Trata-se de um trabalho concebido com foco na participação social, incidência e ações de advocacy.

A primeira infância começa da gestação aos 6 anos incompletos, sendo uma etapa crucial para o desenvolvimento do ser humano já que as experiências vividas nessa fase afetam profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos. O racismo é uma das variáveis que compõem as chamadas experiências adversas na infância, são eventos potencialmente traumáticos que ocorrem entre o nascimento e os 17 anos de idade, e característicos como experiências de violência, abuso, descuido ou abandono, uso de drogas na família ou separação dos pais.

Os resultados de pesquisas realizadas por diversos órgãos governamentais e não governamentais, apresentam os efeitos do racismo na infância brasileira. Como o levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz, lançado em 2021, que traçou perfil racial, geográfico e social dos homicídios com arma de fogo no Brasil,  com base na apuração de dados entre 2012 a 2019,  do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. De acordo com o apurado, a vitimização por armas de fogo para crianças e adolescentes negros com até 14 anos é 3,6 vezes maior do que para crianças e adolescentes não negros, sendo que 61% das vítimas negras de até 14 anos foram mortas por arma de fogo, enqunto entre as não negras essa proporção foi de 31%.

Dados do Unicef indicaram que uma criança negra tem 25% mais chances de morrer antes de completar um ano do que uma criança branca. O risco de uma criança negra morrer antes dos 5 anos por causas infecciosas e parasitárias é 60% maior do que uma criança branca e o risco de morte por desnutrição é 90% maior entre crianças negras do que entre brancas. 

A Fiocruz e a UFMG apuraram em 2020 que em geral crianças indígenas apresentam níveis de mortalidade 50% superiores aos de crianças brancas, chegando a alcançar o dobro nos casos de menores de 1 ano de vida. O Relatório de Violência contra os Povos Indígenas, do Conselho Indigenista Missionário – CIMI, demonstrou que em 2020, 776 crianças indígenas com até 5 anos morreram de causas evitáveis, como anemia, diarreia, desnutrição, pneumonia, do novo coronavírus e também morte sem assistência. 

A falta de dados específicos sobre a infância quilombola revela o descaso do Estado e da sociedade sobre o agravamento da situação de desigualdades a que essas crianças são submetidas. As notícias veiculadas em tempos de pandemia sobre as condições precárias de acesso a serviços de saúde, saneamento básico, educação e a ruptura dos programas voltados para as comunidades quilombolas corroboram os dados da Pesquisa de Avaliação da Situação de Segurança Alimentar e Nutricional em Comunidades Quilombolas Tituladas, publicado pelo extinto Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em 2014,  sobre as elevadas prevalências de anemia, enteroparasitoses, diarreia e desnutrição entre as crianças.

 Além do escasso acesso a bens e serviços públicos que deveriam garantir a sobrevivência dessas crianças de forma digna, a vida de crianças quilombolas e indígenas estão ameaçadas por conflitos territoriais nas regiões em que estão localizadas e pelas condições de insegurança alimentar.

A experiência de ser criança não branca no Brasil, na adversidade do racismo, permite que elas enfrentem situações de sofrimento e maior exposição ao estresse tóxico, que ocorre quando o indivíduo permanece por longo período em vivência de uma experiência adversa sem o suporte adequado. O estresse tóxico pode interromper o desenvolvimento saudável do cérebro e de outros sistemas do corpo, aumentando o risco de uma série de doenças por traumas causados pelo racismo sistêmico, que também gera bloqueios de acesso a direitos sociais fundamentais, oportunidades educacionais e econômicas limitadas corroborando com a pobreza multigeracional.

Frente a configuração social do cenário brasileiro, marcado por disparidades que foram agravadas pela pandemia por Covid 19, com a ampliação das desigualdades, da exclusão e de violências contra os grupos mais vulneráveis, como negros, quilombolas e indígenas, há necessidade urgente de construção e implementação de medidas antirracistas que protejam as crianças desde os primeiros meses de vida.

Com esse propósito de proteção e ampliação de direitos, o projeto Primeira Infância no Centro incidirá nos âmbitos legislativo, executivo e judiciário para estimular e propor programas, políticas e legislações voltadas para a primeira infância na perspectiva antirracista. As organizações que integram o projeto são:

Cada organização do projeto será multiplicadora de ações em seus territórios, mobilizará atores, coletivos/movimentos e redes em ações de incidência para aprimoramento das iniciativas locais voltadas à primeira infância, ocupando assim espaços de participação, elaboração e monitoramento de políticas públicas e programas que cheguem diretamente em crianças negras, quilombolas e indígenas.

A construção de ações conjuntas e articuladas é uma oportunidade, mas também uma resposta à urgência por medidas que tomem como determinante a mitigação do racismo para a efetivação de direitos para todas as crianças.

+ sobre o tema

Você votou e nós ganhamos!!! Obrigada! Impacto Social Google I Brasil

Companheiras e Companheiros, Em nome de Geledés Instituto da Mulher...

CRPIR – Vila Maria convida para 2º cine debate em agosto

Entrada franca Jorge L.S. Nunes *Coordenador do Centro de Referência de...

BrazilFoundation anuncia organizações selecionadas no Edital 2020

Estamos muito orgulhosos em anunciar o resultado do Edital...

Animação debate proteção de jovens negras em meio a discursos perigosos na rede

As agressões na vida de jovens negras estão presentes...

para lembrar

spot_imgspot_img

Sucessos na juventude tornam mais prováveis os sucessos na vida adulta

Os primeiros anos de vida têm expressivos desdobramentos na determinação do futuro de uma criança. Nas últimas décadas, houve um forte crescimento da agenda...

Em fórum da Unesco, Geledés aponta necessidade de incluir os meninos em políticas antimachistas

Neste segundo dia do 3º Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação da Unesco, que aconteceu nesta quinta-feira 30 no SESC 14 Bis,...

Geledés participa de evento paralelo em fórum da Unesco

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou de evento paralelo do 3º Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação da Unesco, que começou nesta terça-feira,...
-+=