Prêmio Estratégias de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar

Implicações da COVID-19 para a permanência na Educação Básica

Geledés Instituto da Mulher Negra, em parceria com o Instituto Unibanco, iniciará o ano de 2022 com o Prêmio Estratégias de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar: implicações da COVID-19 para a permanência na Educação Básica. Esta iniciativa tem como objetivo mapear boas práticas de enfrentamento à evasão escolar com recorte de raça/gênero/território/deficiências realizadas em diferentes regiões do país, reconhecer essas iniciativas por meio de premiações e difundir as experiências bem-sucedidas para ampliar repertório e estratégias da gestão educacional, gestão escolar e organizações estudantis.

A evasão escolar na rede pública é um problema histórico na sociedade brasileira que, diante do cenário de uma pandemia mundial, vem se agravando. Como sabemos, esse problema atinge majoritariamente as crianças e os adolescentes em condição de vulnerabilidade. A PNAD Educação de 2019 já apontava 8,5% de evasão entre estudantes de até 13 anos de idade, e de 18% entre aqueles de 19 anos ou mais. Dadas as desigualdades socioeconômicas, as chances de evasão se tornam 8 vezes maiores entre estudantes com idades entre 15 e 17 anos pertencentes ao grupo dos 20% mais pobres em relação aos 20% mais ricos.

Ao realizar oficinas de escuta com profissionais da educação e estudantes de escolas públicas sobre os resultados da pesquisa “A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades”, que traz evidências sobre as atuais e futuras implicações da pandemia sobre as desigualdades de raça e gênero nos indicadores de evasão escolar, Geledés Instituto da Mulher Negra identifica uma série de ações realizadas por grupos/coletivos e organizações estudantis para enfrentar essa problemática, com estratégias de retorno e reinserção de crianças e adolescentes nas escolas. Profissionais da educação e estudantes também apontam maiores riscos para a permanência de meninas e pessoas negras no espaço escolar pós-pandemia. 

Dado que ainda não existe nenhum esforço de sistematização dessas experiências, a instituição elabora a proposta do I Prêmio Estratégias de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar: implicações da COVID-19 para a permanência na Educação Básica. Esta proposta busca apoiar secretarias de educação, unidades educacionais e estudantes diante do desafio de retomar as atividades escolares. 

Todas as boas práticas de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar deverão contemplar pelo menos um dos recortes de raça, gênero, territórios rurais e de povos e comunidades tradicionais e deficiências. A premiação está dividida em três eixos, conforme descrito abaixo:

  1. Gestão Educacional: monitoramento de indicadores educacionais; orientação e acompanhamento das escolas; metodologias de busca ativa;
  1. Gestão Escolar: monitoramentos da evasão escolar; estratégia de busca ativa; comunicação com as famílias; acompanhamento de estudantes;
  1. Estudantes (grêmios, coletivos e entidades): ações de comunicação entre pares; ações de acolhimento de estudantes evadidos.

Serão premiadas até três iniciativas de cada um dos eixos supracitados, sendo que a recompensa para as iniciativas serão:

Gestão Educacional: Certificação de Secretaria Promotora de Equidade Racial.

Gestão Escolar: Kit Multimídia com projetor, computador, tela, caixa de som e microfone.

Estudantes: Kit Rádio escolar

Esta chamada terá 8 etapas, sendo elas: 1) Divulgação ampla e nacional do edital do Prêmio Estratégias de Equidade Enfrentamento à Evasão Escolar: Implicações da COVID-19 para a Permanência na Educação Básica; 2) Período de inscrições das secretarias, escolas e organizações estudantis; 3) Seleção de iniciativas participantes; 4) Divulgação dos resultados; 5) Gravação de vídeo sobre as boas práticas selecionadas; 6) Evento de premiação das boas práticas; 7) Composição do Banco de Boas Práticas; 8)  Divulgação do Banco de Boas Práticas na área de educação do Portal Geledés e do Observatório da Educação do Instituto Unibanco.

Cronograma
EtapasPrazo
1) Divulgação ampla e nacional do edital do Prêmio Estratégias de Equidade Enfrentamento à Evasão Escolar: implicações da COVID-19 para a permanência na Educação Básica.20 de Janeiro de 2022.
2) Período de inscrições das secretarias, escolas e organizações estudantis.01 de fevereiro a 31 de março de 2022.
3) Seleção de iniciativas premiadas.01 a 30 de abril de 2022.
4) Divulgação dos resultados.15 de maio de 2022.
5) Gravação de documentário sobre as boas práticas selecionadas.20 de maio a 30 de junho de 2022.
6) Evento de premiação das Boas Práticas.Junho de 2022.
7) Composição do Banco de Boas Práticas.16 de maio a julho de 2022.
8) Divulgação do Banco de Boas Práticas na área de educação do Portal Geledés e do Observatório da Educação do Instituto Unibanco.Julho de 2022.

Como resultado dessa chamada, buscamos contribuir com o avanço da agenda de enfrentamento à evasão escolar e das desigualdades de raça, gênero, territórios e deficiência na educação básica.

+ sobre o tema

Encerramento do curso de capacitação de Promotoras Legais Populares (PLPs) de 2014 do Geledés

Encerramento do curso de capacitação de Promotoras Legais Populares...

Geledés: Vencedor do Desafio de Impacto Social Google 2014 – Vídeos PLP 2.0

Geledés: Vencedor do Desafio de Impacto Social Google 2014...

Pesquisa: O direito à educação de crianças e adolescentes em tempos de pandemia

Geledés - Instituto da Mulher Negra está realizando a...

para lembrar

O que falta para a equidade racial chegar às empresas?

Hoje, 41% dos universitários brasileiros são negros. Há 20...

Ministra da Saúde defende equidade de gênero e raça no SUS

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, rebateu críticas de...

Pastor que considerava a pandemia como “histeria em massa” morre nos EUA

Landon Sprandlin também era músico, e apoiador de Donald...

Aplicativo para sacar auxílio emergencial de R$ 600 será liberado na terça (7)

Governo federal quer pagar benefício antes da Páscoa; calendário...
spot_imgspot_img

2ª Jornada Por Equidade Racial na Educação da UNEafro Brasil é realizada na Conferência Nacional de Educação

Entre os dias 28 e 31 de janeiro, a capital federal receberá a 2ª Jornada Por Equidade Racial na Educação, que tem como objetivo ampliar...

Rio: Comissão de Combate ao Racismo cobra políticas de equidade racial na cidade

A Comissão Especial de Combate ao Racismo da Câmara Municipal do Rio, presidida pela vereadora Monica Cunha, entregou nesta quinta-feira, um relatório qualificado com...

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...
-+=