Aranha, Balotelli e a página racista no Facebook em homenagem à torcedora do Grêmio

por :

A atitude do goleiro Aranha, do Santos, ao enfrentar a torcida do Grêmio tem ajudado a tirar do armário o racismo no futebol e a velha cascata da nossa democracia racial.

A mais recente estultice criminosa, certamente não a última, é uma página no Facebook chamada “Apoiamos Patricia Moreira contra a hipocrisia do Politicamente Correto”. Patrícia, você sabe, é a torcedora flagrada pelas câmeras gritando “macaco”.

A conta é recheada de sandices dignas de um gentili, talvez um pouco piores, mas positivamente derivativas. O objetivo é “fazer você entender como funciona esse jogo doentio e hipócrita por parte desses esquerdistas de faculdades do Marxismo Cultural”.

E dá-lhe referências a Bolsonaro, às cotas, a negros famosos com mulheres brancas, a Jesus Cristo (sim). Cinco mil almas tinham dado uma curtida na fanfarronice ariana sangue de boi.

Aranha está desempenhando, no Brasil, um papel parecido com o de Mario Balotelli na Europa. Falta ao brasileiro só a marra. Na última rodada do campeonato inglês, Balotelli, que é do Liverpool, tirou um sarro dos rivais do Manchester United, que apanharam do Leicester.

“Man utd… LOL”, escreveu no Twitter (mal traduzindo, Man utd… que piada). Foi o bastante para uma enxurrada de xingamentos aparecer. O mais gentil o definia como “macaco sujo” e lhe sugeria que fosse “comer bananas” e “pegar ebola”. A polícia britânica está investigando o caso.

A desculpa, tanto lá como cá, é que o jogador fez uma “provocação”, quem mandou, e que futebol é assim, mesmo. Balotelli é atrevido e não sabe se comportar, como Aranha. No mundo ideal dessa turma, o problema é chamar atenção para a agressão covarde, não a agressão covarde em si.

A importância de Balotelli reside no fato de não ser submisso e de causar encrenca. Quem descreve isso bem é o antigo companheiro de Mario no calcio italiano, Andrea Pirlo. (Meu sobrinho Teófilo W tem uma admiração enorme por Pirlo, não apenas pela barba hirsuta e o queixo quadrado).

Em sua autobiografia, Pirlo faz um diagnóstico preciso de Balotelli e dos racistas:

“Eu não tenho certeza se ele gosta disso, mas Mario é um tipo especial de remédio, um antídoto para o veneno potencialmente letal dos racistas. Eles são um bando verdadeiramente horrível, um rebanho de indivíduos frustrados que retiraram da história o que ela tem de pior e fizeram a própria. E eles não são apenas uma minoria, apesar do que nos querem fazer crer alguns ingênuos.

Sempre que vir Mario em treinando na Itália, eu vou recebê-lo com um grande sorriso. É a minha maneira de deixá-lo saber que o apóio e que ele não deve desistir. Um gesto que significa “obrigado”. Ele é muitas vezes alvo de insultos. Vamos dizer que a maneira como reage não lhe traz de volta muito amor, mas ainda estou convencido de que, se ele fosse branco, as pessoas iriam deixá-lo em paz.

No estádio da Juventus, ouvimos de tudo. Barulhos imitando macacos em praticamente todos os lugares. Mas em vez de pressionar Mario, esse comportamento imbecil parece animá-lo. Ele não vai deixar esse lixo humano conseguir o que quer, e essa é a resposta mais inteligente porque, se você ouvir o que uma pessoa estúpida diz, você a eleva à condição de interlocutor.

Se você simplesmente ignorar esses idiotas (reconhecendo que, infelizmente, eles existem) você os está deixando cozinhar em seu próprio mar poluído: aquele onde não existem amigos e nem margens. A boa notícia é que mesmo os tubarões morrem de solidão depois de um tempo.

Prandelli [ex-técnico da Azzurra] deu-nos um conselho sobre o assunto: ‘Se vocês ouvirem as pessoas nas arquibancadas desrespeitando Mario, corram para abraçá-lo’. Segundo essa idéia, o ódio pode ser anulado por uma dose equivalente de amor.

Estou feliz que Mario seja do jeito que é. Ele vai reagir às provocações dentro de campo, mas não deixará o que está acontecendo no meio da multidão afetá-lo. Se ele marca um gol, pode colocar o dedo sobre os lábios para zombar dos torcedores adversários, algo que os enfurece, mas se eles lhe disserem que a cor de sua pele é errada, ele simplesmente vai rir na cara deles.

Ele os faz de tolos completos e emerge como um vencedor.”

Longa vida a Aranha, Balotelli e, claro, Pirlo.

Sobre o Autor

Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

 

 

Fonte: DCM

 

+ sobre o tema

Bolsa-enchente de Kassab não garante nova moradia

Moradores do Jardim Pantanal dizem que não conseguem imóvel...

Suicídio do reitor ou da universidade livre?

As  universidades públicas brasileiras foram tomadas de estupor com...

FIM DE SEMANA PROLONGADO: ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO 2010

Os shows gratuitos de Lulu Santos e Daniela Mercury...

É a barbárie: desmonte da CLT acaba com proteção ao trabalhador

A lei trabalhista de Temer, que entra em vigor...

para lembrar

Família denuncia prisão forjada de estudante no Complexo do Alemão

Weslley Rodrigues, 21 anos, estava na loja em que...

Felipe se defende de acusação de racismo feita por Elias, do Corinthians

Fonte: Globo.com A partida entre Goiás e Corinthians, no...

Jornalista é multado por comentário racista contra Serena Williams

O apresentador romeno Radu Banciu comparou a tenista a...

Credo e raça polarizam a Europa dos imigrantes

Fonte: Etni-cidade -   Por Marco Aurélio Canônico, de Londres   O anúncio...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=