Árbitro vítima de racismo é ovacionado em final do Gaúcho e cogita aposentadoria

 

Márcio Chagas da Silva foi um dos grandes personagens do Campeonato Gaúcho. Após ser alvo de racismo, quando torcedores o xingaram durante o jogo entre Esportivo e Veranópolis e jogaram bananas em seu carro, o árbitro terminou a competição de forma honrosa: sendo ovacionado na final.

Após a goleada e título do Internacional sobre o Grêmio em Caxias neste domingo, o árbitro deixou o jogo com o punho cerrado e sendo muito aplaudido pela torcida das duas equipes. Logo depois, ele conversou com a imprensa e expôs seu sentimento.

“Temos que abrir algumas feridas, para mostrar a realidade do nosso país, que não tem educação, não tem respeito”, afirmou Márcio. “Nas últimas partidas, isso (aplausos da torcida) tem acontecido, mas não queria que se restringisse a mim, queria que fosse também a todos os meus colegas.”

Ele ainda comentou sobre seu futuro e deixou no ar que pode se aposentar. “Não sei, até hoje fui árbitro de futebol e não sei amanhã. Pode ter sido meu último jogo”, declarou. “Nas próximas semanas, vou refletir algumas coisas, não vou tomar decisão precipitada. É uma ideia que vem amadurecendo, mas não quero antecipar. Vocês vão saber.”

Márcio também mostrou confiança de que os problemas de discriminação racial diminuam nos próximos anos. “Espero que meu filho, que está para fazer um ano, quando ele tenha uns 15 anos, possa ter mais igualdade do que eu, e que meu pai teve no passado. Sou otimista e tenho essa utopia”, disse.

Rebaixamento do Esportivo

Sobre o episódio lamentável de racismo que marcou negativamente o Campeonato Gaúcho, o árbitro ainda comentou em relação ao julgamento do Esportivo, que acabou rebaixado ao perder nove pontos por causa da postura de seus torcedores.

Depois de o clube ter perdido cinco mandos de campo e recebido uma multa de R$ 30mil, o Esportivo, em novo julgamento, nesta semana, viu a punição se tornar mais rigorosa, o que causou sua queda à segunda divisão.”Não o fato, mas a questão da impunidade faz com o que a gente reflita algumas coisas. Foi muito ruim algumas situações no Tribunal. Ser confrontado, chamado de mentiroso, como se quisesse forjar, foi uma coisa muito negativa”, disse em relação ao elação ao advogado do Esportivo à Rádio Gaúcha.

“Isso não tem preço. A luta valeu a pena. Foi um desgaste muito grande neste um mês e sete dias, minha mãe sofreu bastante. Eu estava incrédulo no tribunal depois do primeiro julgamento. A justiça foi feita, e alguns valores que foram perdidos, espero que sejam resgatados”

 

 

Fonte: ESPN.com.b

+ sobre o tema

EUA aprovam produção de 1ª pílula para prevenir transmissão do HIV

Truvada, do laboratório Gilead Sciences, foi autorizado por agência...

Livro sobre espetáculo Cabaré da Raça é lançado

Cartão de visita da companhia negra de maior...

Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray. ...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=