Rede Massa afasta apresentador envolvido em episódio de racismo em Maringá

Larissa Ayumi Sato e Pauline Almeida

 

O apresentador Lourival Santos foi afastado pela diretoria da Rede Massa do programa esportivo que comandava na emissora, afiliada do SBT em Maringá. O anúncio foi feito em nota oficial divulgada ainda no domingo (13).Santos foi preso em flagrante, na tarde de ontem, acusado de racismoquando trabalhava na cobertura da final do Campeonato Paranaense 2014, entre Maringá Futebol Clube e Londrina Esporte Clube. A prisão ocorreu na área reservada à imprensa no Estádio Willie Davids, em Maringá.

Em nota, a Rede Massa disse que “repudia e condena todo e qualquer ato de racismo, um delito abjeto que não pode ter abrigo em qualquer circunstância”. Além disso, a emissora frisou que “não responde pelo ato de seu colaborador e espera rigor nas investigações por parte das autoridades competentes para elucidar o caso, inclusive quanto a eventual processo criminal”. No mesmo texto, a Rede Massa comunica que ” o colaborador Lourival Santos já foi afastado de suas atividades na TV Tibagi / Maringá”.

Confira o texto, na íntegra:

“NOTA OFICIAL

Sobre o incidente envolvendo o apresentador Lourival Santos neste domingo em Maringá, a Rede Massa esclarece que:

1) A emissora repudia e condena todo e qualquer ato de racismo, um delito abjeto que não pode ter abrigo em qualquer circunstância.

2) A Rede Massa não responde pelo ato de seu colaborador e espera rigor nas investigações por parte das autoridades competentes para elucidar o caso, inclusive quanto a eventual processo criminal.

3) O colaborador Lourival Santos já foi afastado de suas atividades na TV Tibagi / Maringá.

4) Por fim, a Rede Massa reitera o seu compromisso de melhor informar o telespectador paranaense e espera que esse incidente seja definitivamente esclarecido.

Curitiba, 13 de abril de 2014.

Diretoria Rede Massa”

Desdobramentos

Segundo a Polícia Civil, Santos foi ouvido e liberado em seguida e pode responder criminalmente por injúria racial. No entanto, o atleta precisa comparecer à polícia para formalizar a denúncia em um prazo de seis meses.

A assessoria de imprensa do Londrina informou, na manhã desta segunda-feira (14) que, a princípio, Maicon não deve registrar boletim de ocorrência, mas que deve avaliar melhor a questão posteriormente.

Relembre o caso

Durante a partida, o apresentador teria chamado o lateral-esquerdo Maicon Silva de ‘macaco’ logo após o jogador marcar o gol do Londrina, aos 26 minutos do primeiro tempo. A ofensa foi denunciada à polícia pela jornalista Monique Vilela, da Rádio Banda B, que aceitou fazer a representação criminal.

 

Fonte: O Diário

+ sobre o tema

para lembrar

Quando nem bolsa integral basta para sonho da faculdade: ‘Será que vou sobreviver?’

Bruno do Nascimento, de 32 anos, foi o primeiro...

Decisões do STF contra censura em escolas é tema de campanha nas redes sociais

A Ação Educativa, em articulação com diversas entidades que...

BATEKOO lança curso on-line gratuito “Músicas Negras do Brasil”, parte do projeto Escola B

A plataforma BATEKOO está lançando, neste mês de maio,...

10 cidades do mundo mais multiculturais para fazer intercâmbio

Conheça as 10 cidades mais multiculturais e interessantes para...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=