Rede Massa afasta apresentador envolvido em episódio de racismo em Maringá

Larissa Ayumi Sato e Pauline Almeida

 

O apresentador Lourival Santos foi afastado pela diretoria da Rede Massa do programa esportivo que comandava na emissora, afiliada do SBT em Maringá. O anúncio foi feito em nota oficial divulgada ainda no domingo (13).Santos foi preso em flagrante, na tarde de ontem, acusado de racismoquando trabalhava na cobertura da final do Campeonato Paranaense 2014, entre Maringá Futebol Clube e Londrina Esporte Clube. A prisão ocorreu na área reservada à imprensa no Estádio Willie Davids, em Maringá.

Em nota, a Rede Massa disse que “repudia e condena todo e qualquer ato de racismo, um delito abjeto que não pode ter abrigo em qualquer circunstância”. Além disso, a emissora frisou que “não responde pelo ato de seu colaborador e espera rigor nas investigações por parte das autoridades competentes para elucidar o caso, inclusive quanto a eventual processo criminal”. No mesmo texto, a Rede Massa comunica que ” o colaborador Lourival Santos já foi afastado de suas atividades na TV Tibagi / Maringá”.

Confira o texto, na íntegra:

“NOTA OFICIAL

Sobre o incidente envolvendo o apresentador Lourival Santos neste domingo em Maringá, a Rede Massa esclarece que:

1) A emissora repudia e condena todo e qualquer ato de racismo, um delito abjeto que não pode ter abrigo em qualquer circunstância.

2) A Rede Massa não responde pelo ato de seu colaborador e espera rigor nas investigações por parte das autoridades competentes para elucidar o caso, inclusive quanto a eventual processo criminal.

3) O colaborador Lourival Santos já foi afastado de suas atividades na TV Tibagi / Maringá.

4) Por fim, a Rede Massa reitera o seu compromisso de melhor informar o telespectador paranaense e espera que esse incidente seja definitivamente esclarecido.

Curitiba, 13 de abril de 2014.

Diretoria Rede Massa”

Desdobramentos

Segundo a Polícia Civil, Santos foi ouvido e liberado em seguida e pode responder criminalmente por injúria racial. No entanto, o atleta precisa comparecer à polícia para formalizar a denúncia em um prazo de seis meses.

A assessoria de imprensa do Londrina informou, na manhã desta segunda-feira (14) que, a princípio, Maicon não deve registrar boletim de ocorrência, mas que deve avaliar melhor a questão posteriormente.

Relembre o caso

Durante a partida, o apresentador teria chamado o lateral-esquerdo Maicon Silva de ‘macaco’ logo após o jogador marcar o gol do Londrina, aos 26 minutos do primeiro tempo. A ofensa foi denunciada à polícia pela jornalista Monique Vilela, da Rádio Banda B, que aceitou fazer a representação criminal.

 

Fonte: O Diário

+ sobre o tema

Seduc-SP oferece cursos de inglês, espanhol, Libras e mais

Os Centros de Estudos de Línguas da Secretaria da Educação...

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

Começa nesta segunda-feira (27) e vai até 7 de...

FGV e Fundação Itaú oferecem bolsas de mestrado em comunicação digital e cultura de dados

A FGV-ECMI (Escola de Comunicação, Mídia e Informação da...

Projeto de escolas cívico-militares é aprovado na Alesp após estudantes serem agredidos por policiais

O projeto de lei que prevê a implementação das escolas...

para lembrar

Por que as crianças francesas não têm Deficit de Atenção?

Nos Estados Unidos, pelo menos 9% das crianças em...

A Escravidão Negra: da África ao Brasil

Autor Virna Ligia Fernandes Braga -Co-autor: Oswaldo José Bueno...

Para Educadores: Educação não tem cor

  Com discussões e projetos bem elaborados, é possível combater...
spot_imgspot_img

Projeto SETA reforça importância da aprovação de texto elaborado na Conferência Nacional de Educação (Conae), que inclui educação antirracista e ação para a equidade...

O Projeto SETA, iniciativa realizada pela ActionAid, cujo objetivo é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade social antirracista, acompanha de perto...

Seduc-SP oferece cursos de inglês, espanhol, Libras e mais

Os Centros de Estudos de Línguas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) estão com inscrições abertas para os cursos de idiomas do...

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

Começa nesta segunda-feira (27) e vai até 7 de junho o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. No...
-+=