Arcebispo sul-africano se retira da vida pública

Desmond Tutu, consagrado pela luta contra o apartheid, irá se dedicar mais à família


O Prêmio Nobel da Paz e arcebispo sul-africano Desmond Tutu começou oficialmente nesta quinta-feira (7) sua retirada da vida pública, por ocasião de seu 79º aniversário, celebrado em uma cerimônia particular na Cidade do Cabo, após uma vida dedicada à luta contra a injustiça e a violação dos direitos humanos.

O ex-arcebispo da Cidade do Cabo, homenageado pela Academia do Nobel em 1984 por seu papel no combate ao regime racista do apartheid, havia anunciado em julho a intenção de deixar a vida pública para dedicar mais tempo à família.

Até agora, manteve todos os compromissos, mas a partir de hoje pretende rejeitar “os novos pedidos”, anunciou Dan Vaughan, um porta-voz da Fundação Tutu.

– Ele realmente quer diminuir o ritmo.

Tutu já havia anunciado uma aposentadoria parcial em 2000, motivada por um câncer de próstata, após a conclusão dos trabalhos da Comissão da Verdade e Reconciliação (TRC). O órgão foi criado depois da queda do governo de apartheid para passar a limpo os horrores cometidos pelo regime de segregação racial.

Mas este homem, conhecido por seu humor, humildade e vitalidade não resistiu às inúmeras solicitações e manteve-se muito presente na cena nacional, como apóstolo da reconciliação e denunciando os desvios do poder, assim como em zonas de conflito no exterior.

Sua decisão não foi levada muito a sério na África do Sul, onde nenhum meio de comunicação se dedicou a noticiar sua retirada nesta quinta-feira. Tutu é considerado “a consciência moral” do país. O comentarista político Chris Maroleng disse duvidar de tal retiro.

– Acho que ele sentiu a necessidade de descansar após ter dedicado sua vida aos demais. Mas, dada sua determinação, me pergunto se será capaz de retirar-se totalmente.

Tutu afirmou que pretende manter a presidência do grupo de reflexão The Elders (Os Anciões), que reúne antigos líderes mundiais a serviço da paz, como o ex-presidente americano Jimmy Carter e o ex-secretário geral da ONU Kofi Annan, além do ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso.

Além disso, também seguirá desenvolvendo o Centro Desmond Tutu pela Paz, instalado na Cidade do Cabo, que está sendo ampliado.

Recentemente, manifestou-se para pedir à comunidade internacional que apoie as vítimas das inundações no Paquistão e condene a caça ilegal de rinocerontes na África do Sul.

Em julho, Tutu havia prometido a sua mulher, Leah, com quem se casou em 1955 e mãe de seus quatro filhos, que ela seria a partir de agora sua principal causa.

– Me casar com ela foi a melhor decisão da minha vida.

Ele prometeu servir à companheira todos os dias “uma xícara de chocolate quente na cama, como todo marido dedicado deve fazer”.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...