Área de Educação em Direitos Humanos participa da 3ª Reunião de comissão para tratar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Eduçação em Direitos Humanos

A Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), juntamente com representantes do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e da Coordenação Geral de Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação realizaram na sexta-feira passada (28) da 3ª Reunião da Comissão Bicameral para tratar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Conselho Nacional de Educação, em Brasília (DF).

“A iniciativa evidencia o início de um trabalho articulado, de extrema relevância, que demarca o movimento de construção de diretrizes para a inserção da educação em direitos humanos na educação básica e superior”, afirma coordenadora geral de Educação em Direitos Humanos, Lucia Camini. Segundo ela, é uma ação indispensável para a formação de cidadãos promotores e defensores de direitos”.

A abertura foi feita pelo presidente do Conselho Nacional de Educação e da Comissão Bicameral, Antonio Carlos Caruso Ronca. A professora da Universidade do Rosário (Argentina) e pesquisadora do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), Ana Maria Rodino, expôs a experiência de implementação da Educação em Direitos Humanos nos países latino-americanos e europeus.

A Educação em Direitos Humanos no Brasil foi apresentada pelo professor Paulo Carbonari, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. A mediação para o debate foi feita pela conselheira do Conselho Nacional de Educação, Rita Gomes do Nascimento, membro da Comissão de Educação Básica e Relatora da Comissão Bicameral.

A ação integra o processo de elaboração da normativa nacional que orienta a educação básica e superior para incorporar a Educação em Direitos Humanos nos currículos escolares e de formação de profissionais.

Olhar avançado- No dia 1º de março, aconteceu na Secad o workshop Panorama da Educação em Direitos Humanos na América Latina, com a participação de integrantes do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e profissionais que atuam na SDH e MEC. A atividade teve como expositora Ana Maria Rodino. Ela falou sobre Educação em Direitos Humanos na América Latina, indicadores e recomendações do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos para a educação básica e superior. Realizaram-se grupos de trabalho com os participantes a fim de aprofundar a discussão sobre a estrutura do documento das Diretrizes e seus fundamentos.

Fonte: Direitos Humanos

+ sobre o tema

Porto Alegre: Sem terra é executado com tiro nas costas pela polícia gaúcha

Por: Clarissa Pont   O agricultor sem terra Elton Brum, 44...

Trabalhadores haitianos em São Paulo são cobiçados por empresários do País

Cerca de 20 empresas já procuraram o Ministério do...

Saiu a nova lista de prisões preventivas do RJ. Veja se você está nela

A Justiça do Estado do Rio de Janeiro determinou...

Funai fará (finalmente!) mapeamento de indígenas presos em todo o Brasil

O levantamento começará em Roraima, estado com a maior...

para lembrar

Não somos defensores de bandidos!

Não somos defensores de bandidos! – Diálogo com a sociedade...

Declaração dos Direitos Humanos – 60 anos

Fonte: onu-brasil.org.br A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos...

Anistia sim, impunidade não

Por: Atila Roque Em 28 de agosto de 1979 o então...

Agradecimento dos Povos Indígenas pelo ‘tuitaço’ contra a PEC 215

Na manhã desta quarta-feira (3) uma mobilização nas redes...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=