Área de Educação em Direitos Humanos participa da 3ª Reunião de comissão para tratar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Eduçação em Direitos Humanos

A Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), juntamente com representantes do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e da Coordenação Geral de Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação realizaram na sexta-feira passada (28) da 3ª Reunião da Comissão Bicameral para tratar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Conselho Nacional de Educação, em Brasília (DF).

“A iniciativa evidencia o início de um trabalho articulado, de extrema relevância, que demarca o movimento de construção de diretrizes para a inserção da educação em direitos humanos na educação básica e superior”, afirma coordenadora geral de Educação em Direitos Humanos, Lucia Camini. Segundo ela, é uma ação indispensável para a formação de cidadãos promotores e defensores de direitos”.

A abertura foi feita pelo presidente do Conselho Nacional de Educação e da Comissão Bicameral, Antonio Carlos Caruso Ronca. A professora da Universidade do Rosário (Argentina) e pesquisadora do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), Ana Maria Rodino, expôs a experiência de implementação da Educação em Direitos Humanos nos países latino-americanos e europeus.

A Educação em Direitos Humanos no Brasil foi apresentada pelo professor Paulo Carbonari, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. A mediação para o debate foi feita pela conselheira do Conselho Nacional de Educação, Rita Gomes do Nascimento, membro da Comissão de Educação Básica e Relatora da Comissão Bicameral.

A ação integra o processo de elaboração da normativa nacional que orienta a educação básica e superior para incorporar a Educação em Direitos Humanos nos currículos escolares e de formação de profissionais.

Olhar avançado- No dia 1º de março, aconteceu na Secad o workshop Panorama da Educação em Direitos Humanos na América Latina, com a participação de integrantes do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e profissionais que atuam na SDH e MEC. A atividade teve como expositora Ana Maria Rodino. Ela falou sobre Educação em Direitos Humanos na América Latina, indicadores e recomendações do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos para a educação básica e superior. Realizaram-se grupos de trabalho com os participantes a fim de aprofundar a discussão sobre a estrutura do documento das Diretrizes e seus fundamentos.

Fonte: Direitos Humanos

+ sobre o tema

“Somos vistos como estrangeiros no nosso país”

Do lado de fora do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Presidenta da Funai toma posse prometendo reconstrução

Numa cerimônia marcada pela emoção e por discursos fortes,...

Comissão debate enfrentamento ao racismo na primeira infância

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial...

para lembrar

Mortes violentas crescem no Nordeste

A proporção de mortes violentas no Brasil apresentou uma...

‘Cura gay’ volta para Comissão de Direitos Humanos

O projeto de lei (PL) que prevê o tratamento...

Para Anistia Internacional, Brasil deve punir responsáveis por crimes cometidos na ditadura

RIO - A Anistia Internacional divulgou nesta quarta-feira uma...
spot_imgspot_img

Debate na ONU sobre a nova declaração de direitos da população afrodescendente conta com a presença de Geledés

Geledés - Instituto da Mulher Negra esteve presente na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, durante os dias 8 e 9 de...

Google celebra James Baldwin, escritor e ativista dos direitos civis

O Google está prestando uma homenagem a James Baldwin, renomado escritor e ativista dos direitos civis americanos, conhecido por suas obras literárias que abordam temas...

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (23) a parcela de janeiro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS)...
-+=