Área de Educação em Direitos Humanos participa da 3ª Reunião de comissão para tratar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Eduçação em Direitos Humanos

A Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), juntamente com representantes do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e da Coordenação Geral de Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação realizaram na sexta-feira passada (28) da 3ª Reunião da Comissão Bicameral para tratar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Conselho Nacional de Educação, em Brasília (DF).

“A iniciativa evidencia o início de um trabalho articulado, de extrema relevância, que demarca o movimento de construção de diretrizes para a inserção da educação em direitos humanos na educação básica e superior”, afirma coordenadora geral de Educação em Direitos Humanos, Lucia Camini. Segundo ela, é uma ação indispensável para a formação de cidadãos promotores e defensores de direitos”.

A abertura foi feita pelo presidente do Conselho Nacional de Educação e da Comissão Bicameral, Antonio Carlos Caruso Ronca. A professora da Universidade do Rosário (Argentina) e pesquisadora do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), Ana Maria Rodino, expôs a experiência de implementação da Educação em Direitos Humanos nos países latino-americanos e europeus.

A Educação em Direitos Humanos no Brasil foi apresentada pelo professor Paulo Carbonari, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. A mediação para o debate foi feita pela conselheira do Conselho Nacional de Educação, Rita Gomes do Nascimento, membro da Comissão de Educação Básica e Relatora da Comissão Bicameral.

A ação integra o processo de elaboração da normativa nacional que orienta a educação básica e superior para incorporar a Educação em Direitos Humanos nos currículos escolares e de formação de profissionais.

Olhar avançado- No dia 1º de março, aconteceu na Secad o workshop Panorama da Educação em Direitos Humanos na América Latina, com a participação de integrantes do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e profissionais que atuam na SDH e MEC. A atividade teve como expositora Ana Maria Rodino. Ela falou sobre Educação em Direitos Humanos na América Latina, indicadores e recomendações do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos para a educação básica e superior. Realizaram-se grupos de trabalho com os participantes a fim de aprofundar a discussão sobre a estrutura do documento das Diretrizes e seus fundamentos.

Fonte: Direitos Humanos

+ sobre o tema

Reforma trabalhista de Temer, tira a obrigatoriedade do 13° salário e FGTS

Quando direitos garantidos em leis, vem a ser negociados...

“Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus”, afirma criança vítima da guerra na Síria

Por:Dan MartinsNo último mês a agência EFE informou que...

para lembrar

Reforma trabalhista de Temer, tira a obrigatoriedade do 13° salário e FGTS

Quando direitos garantidos em leis, vem a ser negociados...

“Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus”, afirma criança vítima da guerra na Síria

Por:Dan MartinsNo último mês a agência EFE informou que...
spot_imgspot_img

Financiamento climático: Geledés reúne especialistas para debater o tema

Com enfoque em Financiamento Climático, o Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou no dia 4 de junho a quarta e última rodada do...

Recomendações de Geledés para a Conferência Climática de Bonn (UNFCCC SB62) de 2025

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência Climática de Bonn (UNFCCC SB62)...

Adaptação precisa estar no centro da agenda climática

A terceira rodada do Ciclo de Debates Rumo à COP30, promovida por Geledés – Instituto da Mulher Negra, em 22 de maio, teve como...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.