Jornal alemão repercute crime de policiais contra jovem em Manaus

 

O jornal alemão Welt, um dos mais conceituados da Alemanha, repercutiu o crime dos policiais militares flagrados por câmeras de segurança atirando em um jovem de 14 anos em Manaus em agosto do ano passado. O último acusado foi preso neste sábado (26).

O jornal mostra o vídeo, imagens de policiais militares em ação e destaca o fato de a vítima ser menor de idade e milagrosamente ter sobrevivido.

Na manchete, o Welt usa expressões como “imagens de horror de uma tentativa de execução no Brasil” e diz que o vídeo teve grande repercussão na internet e na imprensa brasileira.

Prisões

Na manhã deste sábado (26), o soldado Wilson Henrique Ribeiro da Cunha, último policial militar que restava dos sete denunciados que balearam um jovem de 14 anos à queima-roupa, ocorrido em 17 de agosto do ano passado foi preso. Por volta das 15h, ele foi levado para o batalhão onde os outros seis PMs estão detidos.

O policial era considerado foragido desde sexta-feira (25), quando o juiz Bismarck Gonçalves Leite decretou a prisão preventiva dele e dos outros seis. A Polícia Militar afirmou que Cunha estava de férias e, até antes de ser preso, não tinha sido encontrado na casa dele, que fica no conjunto Beija-Flor, bairro Cidade Nova.

Outro soldado foi detido na quarta-feira em uma boca de fumo. Janderson Nunes Ferreira tinha no bolso “pequena quantidade de cocaína”. Ele afirmou que a droga era para seu consumo. Um vídeo gravado por uma câmara particular mostra o rapaz sendo acuado e recebendo três tiros à queima-roupa.

Os sete militares foram flagrados por câmeras de segurança no local onde aconteceram os disparos. As imagens mostram um policial segurando um revólver. Em seguida, surge a vítima, quando começam as agressões e ameaças. O policial com a arma olha para o lado e depois atira no garoto. A vítima tenta escapar, mas o policial atira novamente.

Outro policial impede a execução. Um terceiro tiro teria sido disparado por alguém atrás de uma árvore. Ferido no peito e na barriga, o garoto é obrigado a caminhar até a viatura policial. O Ministério Público acusa a PM de saber do ocorrido e ignorar a ação dos policiais.

O comando da PM disse que só soube do crime após ver as imagens, em fevereiro. O procurador da Justiça João Sá Valente, no entanto, contesta a afirmação. Segundo ele, foi enviado um documento a PM informando do ocorrido. No boletim de ocorrência, os policiais envolvidos no caso disseram que foram recebidos a tiros, e por isso revidaram. Um dos policiais suspeitos deu depoimento e afirmou não ter visto nada, porque estava dentro do carro.
Fonte: R7

+ sobre o tema

“Somos vistos como estrangeiros no nosso país”

Do lado de fora do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Presidenta da Funai toma posse prometendo reconstrução

Numa cerimônia marcada pela emoção e por discursos fortes,...

Comissão debate enfrentamento ao racismo na primeira infância

A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial...

para lembrar

Mortes violentas crescem no Nordeste

A proporção de mortes violentas no Brasil apresentou uma...

Anistia Internacional quer mundo de olho no Brasil em protestos durante Copa

Jefferson Puff A Anistia Internacional lançou nesta quinta-feira uma campanha...

Direitos Humanos para bandido?

A Justiça e o Estado devem garantir os direitos...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=