Aristocrata Clube: Uma resposta contra o Racismo em clubes Tradicionais da Época

O clube Aristocrata desfrutou dos “anos de ouro” na década de 60 e 70, por lá passaram grandes nomes do Show Business nacional e internacional como Michel Jackson, ainda criança, quando veio pela primeira vez ao Brasil numa apresentação dos Jackson Five.

por Thais Siqueira Do Dolado de ca

Por Maurício Pestana

O início dos anos de 1960 foi marcado por várias movimentações sociais e políticas no Brasil. Os tais cinquenta anos em cinco, progresso em curtíssimo prazo do mineiro JK (JuscelinoKubistchek), inspiraria uma geração de jovens, muitos dos quais, o golpe de 1964, não interromperiam seus projetos e suas obstinação. Neste ambiente, nascia no centro da cidade de São Paulo o Aristocrata clube, fundado por um grupo de negros.

Com sede de campo nas mediações da represa Guarapiranga, o clube foi um uma resposta num período em que, a presença de negros em clubes tradicionais como Homs, Pinheiros, Paulistano e Tietê era um afronta, como bem lembra o ator Milton Gonçalves que, quando jovem foi impedido de entrar no Clube de Regatas Tietê, local em que se reunia a nata da elite branca paulistana. Negros nesses espaços, somente em dias de jogo de futebol contra os próprios clubes.

Já, a década de 60 e 70 foram “anos de ouro” do Aristocrata. Por lá passaram grandes nomes do Show Business nacional e internacional como Michel Jackson, ainda criança, quando veio pela primeira vez ao Brasil numa apresentação dos Jackson Five. No cenário político, também do Aristocrata, emergiram para a vida pública, políticos como Adalberto Camargo eleito quatro vezes deputado federal, Theodosina Ribeiro, primeira deputada estadual negra de São Paulo, entre outros.

Não diferente de muitas agremiações de sua época, as últimas décadas trouxeram decadência para o aristocrata que, teve ainda sua sede de campo ocupada por moradores sem teto, sofreu também com a queda de associados e, a não renovação de seu quadro diretório quase o levou a fechar as portas.

Numa reviravolta histórica, o grupo de já senhorzinhos, com muito mais de 50 anos, negociou o terreno ocupado com a prefeitura de São Paulo, sanaram as dívida do clube e compraram uma nova sede, recém-inaugurada. Um exemplo para os mais jovens do poder da resiliência de negros que não se abateram pelo racismo e nem pelo tempo.

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

Ministra Luiza Bairros recebe medalha Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal de Salvador

Solenidade será no dia 17/11, às 19h, na Câmara...

História do Jazz – Blues

    Confira esta vídeo:     Fonte: Youtube

Palmares 25 Anos: Atividade em Campinas/SP promove plantio de árvores sagradas

Homenagear os negros e negras que foram escravizados na...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....
-+=