‘Arte em Movimento’ de Solyano na Alesp

O artista plástico mogiano Jorge Solyano promove a exposição ‘Arte em Movimento’ na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A coletânea de 30 obras apresenta a sua trajetória profissional de mais de três décadas, com destaque para a fase atual, que reúne esculturas em material reciclável. A mostra segue até sexta-feira, dia 31.

Do O Diário de Mogi 

Artista plástico mogiano expõe na Assembleia Legislativa de São Paulo uma coletânea de sua trajetória profissional. (Foto: Reprodução/O Diário )

Esta é a segunda vez que o artista expõe na Alesp. O público poderá conferir desde pinturas a óleo até as obras mais recentes, como as esculturas. “A ideia é mexer com a emoção dos espectadores e levá-los a refletir sobre o social e a sustentabilidade, por meio de obras como as bailarinas, feitas em material reciclável, que contrastam texturas rústicas com a leveza dos movimentos”, disse Solyano.

O artista informa, ainda, que todas as obras estão à venda e que 50% da renda da coleção intitulada “Negros” será revertida para a ONG Fraternidade Sem Fronteiras.

Estão nessa coleção, aliás, seus trabalhos mais aclamados, que retratam a população afrodescendente em cenas do cotiano, com características hiper-realistas.

Para os próximos dias, a expectativa de Solyano, é de fazer muito networking na exposição. “Estou animado para, mais do que vender quadros, divulgar meu trabalho e fazer novos contatos, o que já até começou a acontecer”, diz ele.

Jorge Solyano se dedica às artes plásticas desde a década de 1980, mas foi em 2001 que concluiu o curso de Artes na Escola Panamericana de Artes e História da Arte no Museu Brasileiro de Escultura (Mube) de São Paulo. Recentemente, expôs no Clube de Campo de Mogi das Cruzes. No início do ano, ele mostrou suas obras no Centro Cultural de Mogi das Cruzes.

Apesar de ser conhecido pelos quadros, o artista é versátil, e nos últimos anos vem ganhando destaque com a aerografia e também com as esculturas de bailarinas e jogadores de futebol, feitas a partir de alumínio e outros materiais reciclados.

A exposição ‘Arte em Movimento’, que está em cartaz no Espaço Cultural V Centenário, no andar Monumental, da Alesp, na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, no Ibirapuera, conta com o apoio do deputado estadual Marcos Damasio (PR).

+ sobre o tema

Revista Pode Crê! Memória institucional

Revista Pode Crê! Memória institucional Esta revista foi pensada inicialmente...

Crítica: Kendrick Lamar mira alto e acerta nos alvos em ‘DAMN.’

Rapper critica racismo e fama em seu disco mais...

para lembrar

“Tentei me aproximar da extrema brutalidade com os negros”

Com a HQ “Cumbe”, Marcelo D’Salete traz histórias sobre...

Em novo videoclipe, Childish Gambino transforma Beyoncé e Kanye West em cartoons

Childish Gambino lançou clipe em que outros artistas se...

Teatro Experimental do Negro – TEN

1944/1961 - Rio de Janeiro RJ Histórico Idealizado, fundado e dirigido...

‘O Caso do Homem Errado’: Demorou 34 anos para mulheres negras voltarem aos cinemas no Brasil

Um homem negro confundido com bandido e morto pela Polícia...
spot_imgspot_img

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...
-+=