sábado, fevereiro 4, 2023
InícioEm PautaArte moderna exposta nas casas do borel

Arte moderna exposta nas casas do borel

O coletivo Boreart, em parceria com Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), realizou neste sábado (6) o evento de abertura da II Exposição de Arte Moderna nas Casas do Borel. O Boreart é um projeto desenvolvido por jovens que participam da Agência de Redes para Juventude. A exposição é composta por seis peças da artista plástica Gabriela Gusmão, com curadoria de Luiz Camilo Osório, crítico, professor de história da arte e curador do MAM. As obras, que têm como tema a arte e a vida, estão espalhadas por diversas casas da comunidade e podem ser visitadas de hoje até o dia 9 deste mês

Por Soraya Batista  Do: Brasil247

Evento deste sábado (6/12) expõe obras de especialistas na comunidade

O sábado foi de muita cor e arte na comunidade do Borel, na Zona Norte do Rio. Em parceria com Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) o coletivo Boreart, realizou o evento de abertura da II Exposição de Arte Moderna nas Casas do Borel.

O Boreart é uma ideia de um grupo de jovens que participam da Agência de Redes para Juventude, idealizada pelo produtor cultural Marcus Faustini, que está levando para as áreas pacificadas centros de discussão e desenvolvimento de propostas que visam mudar a realidade local.

A exposição é composta por seis peças da artista plástica Gabriela Gusmão, com curadoria de Luiz Camilo Osório, crítico, professor de história da arte e curador do MAM. As obras, que têm como tema a arte e a vida, estão espalhadas por diversas casas da comunidade e podem ser visitadas a partir desta semana.

O evento contou ainda com uma Roda de Rima e uma conversa sobre Grafite com grupo da Roda Cultural de Inhaúma. Como já virou tradição nos eventos do Boreart, a comunidade ganhou novas cores. Diversos grafiteiros decidiram mostrar sua arte e fizeram grafites de tema livre em muros e casas do Borel.

Isabela Santos, coordenadora do Boreart, acredita que o evento foi um sucesso, pois teve a mobilização da própria comunidade e de artistas.  Ela ressalta que eventos como o deste sábado, transforma os olhares sobre o Borel e isso é muito importante.

“Geralmente a arte é uma coisa muito distante, mas estamos mostrando que isso pode ser mudado. As ações do Boreart, para mim, são um avanço e mostram que também há cultura na favela, essa mistura de arte com algo mais informal, essa arte que se faz nas ruas. Espero que futuramente tenhamos muito sucesso e cada vez mais transformações.”

As obras da artista Gabriela Gusmão ficam expostas nas casas da comunidade até o dia 9 de janeiro. Quem quiser conhecer a exposição pode marcar visitas guiadas pelo grupo na página do Borert no Facebook.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench