Arte moderna exposta nas casas do borel

O coletivo Boreart, em parceria com Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), realizou neste sábado (6) o evento de abertura da II Exposição de Arte Moderna nas Casas do Borel. O Boreart é um projeto desenvolvido por jovens que participam da Agência de Redes para Juventude. A exposição é composta por seis peças da artista plástica Gabriela Gusmão, com curadoria de Luiz Camilo Osório, crítico, professor de história da arte e curador do MAM. As obras, que têm como tema a arte e a vida, estão espalhadas por diversas casas da comunidade e podem ser visitadas de hoje até o dia 9 deste mês

Por Soraya Batista  Do: Brasil247

Evento deste sábado (6/12) expõe obras de especialistas na comunidade

O sábado foi de muita cor e arte na comunidade do Borel, na Zona Norte do Rio. Em parceria com Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) o coletivo Boreart, realizou o evento de abertura da II Exposição de Arte Moderna nas Casas do Borel.

O Boreart é uma ideia de um grupo de jovens que participam da Agência de Redes para Juventude, idealizada pelo produtor cultural Marcus Faustini, que está levando para as áreas pacificadas centros de discussão e desenvolvimento de propostas que visam mudar a realidade local.

A exposição é composta por seis peças da artista plástica Gabriela Gusmão, com curadoria de Luiz Camilo Osório, crítico, professor de história da arte e curador do MAM. As obras, que têm como tema a arte e a vida, estão espalhadas por diversas casas da comunidade e podem ser visitadas a partir desta semana.

O evento contou ainda com uma Roda de Rima e uma conversa sobre Grafite com grupo da Roda Cultural de Inhaúma. Como já virou tradição nos eventos do Boreart, a comunidade ganhou novas cores. Diversos grafiteiros decidiram mostrar sua arte e fizeram grafites de tema livre em muros e casas do Borel.

Isabela Santos, coordenadora do Boreart, acredita que o evento foi um sucesso, pois teve a mobilização da própria comunidade e de artistas.  Ela ressalta que eventos como o deste sábado, transforma os olhares sobre o Borel e isso é muito importante.

“Geralmente a arte é uma coisa muito distante, mas estamos mostrando que isso pode ser mudado. As ações do Boreart, para mim, são um avanço e mostram que também há cultura na favela, essa mistura de arte com algo mais informal, essa arte que se faz nas ruas. Espero que futuramente tenhamos muito sucesso e cada vez mais transformações.”

As obras da artista Gabriela Gusmão ficam expostas nas casas da comunidade até o dia 9 de janeiro. Quem quiser conhecer a exposição pode marcar visitas guiadas pelo grupo na página do Borert no Facebook.

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Fica MUF: Museu de Favela está perdendo seu espaço

A ONG Museu de Favela - MUF é uma...

para lembrar

Projeto cria fundo para mídia independente

FDMI está sendo analisado na Câmara dos Deputados. O...

Das coisas boas e belas que nascem na favela

A possibilidade de ver o belo é sempre um...

Com poesia e didatismo, “Favela” exala o perfume de uma “flor em resistência”

A Jatropha phyllacantha, flor que nasce no sertão baiano,...

Os efeitos da ditadura nas Favelas do Rio

O historiador Marco Marques Pestana, que faz doutorado na UFF...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como vivem os pobres já instigava a elite vitoriana, quando os chamados cidadãos de bem visitavam...

Com poesia e didatismo, “Favela” exala o perfume de uma “flor em resistência”

A Jatropha phyllacantha, flor que nasce no sertão baiano, é o fio (buquê?) condutor para que Adriele Oliveira leve o leitor a um universo...

Favela: A verdadeira startup brasileira?

Nas últimas semanas tem sido apresentado uma série de reportagens, nos mais variados órgãos de nossa imprensa, em que destaca as favelas enquanto exemplos...
-+=