Artista espanhol cria ‘dicionário visual da filosofia’

Série ‘Philographics’, de Genís Carreras, usa imagens para explicar 95 conceitos filosóficos. “Combinando os dois eu poderia tornar a filosofia mais acessível e o design gráfico mais significativo”

Por Paulo Henrique Pompermaier Do Revista Cult

O filósofo italiano Nicola Abbagnano usa quase mil palavras para definir o conceito de estruturalismo em seu Dicionário de Filosofia. Na Enciclopédia de Filosofia de Standford, são necessárias 28.250 delas para explicar em que consiste o relativismo. Já o artista espanhol Genís Carreras quis resumir 95 conceitos filosóficos utilizando apenas cores, formas e padrões.

“A filosofia normalmente é vista como algo complexo, pesado e chato, o que é basicamente o oposto do design gráfico: visual, acessível e atrativo. Pensei que combinando os dois eu poderia não só tornar a filosofia mais acessível, mas também o design gráfico mais significativo”, diz o designer e ilustrador.

É o que ele almeja com seu projeto Philographics, uma espécie de dicionário visual da filosofia iniciado há dois anos. No começo, a ideia era criar uma série de 24 pôsteres, mas depois de perceber que muitos “ismos” haviam ficado de fora da seleção, Carreras decidiu aumentar para 95 o número de verbetes imagéticos.

A beleza, segundo o artista, está em fazer “o complicado parecer simples”. “O minimalismo significa se ater ao que é essencial em uma ideia. Usando a menor quantidade possível de elementos é possível estabelecer conexões entre esses desenhos e ideias de maneira abstrata e conceitual”, afirma.

Ele admite que algo pode, de fato, se perder no processo de tradução da palavra à imagem, mas também há ganhos. “Utilizar apenas algumas formas e cores permite que as pessoas façam suas próprias conexões e projetem suas próprias ideias nos desenhos. É a melhor parte disso para mim.”

Os livros originados da série já venderam mais de doze mil cópias, e algo em torno de dez mil pessoas compraram os pôsteres. “Nunca pensei que tantas pessoas pudessem ver meu projeto quando o concebi. Pensei que teria um mercado de nicho, mas a verdade é que o projeto transcendeu os dois campos, a filosofia e o design.”

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=