‘Diversidade é a nossa força’: Trudeau diz que refugiados são bem-vindos no Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, rebateu o decreto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que refugiados são bem-vindos em seu país.

Por Luiza Belloni do HuffPost Brasil

Justin Tang/The Canadian Press File Photo

O anúncio de Trudeau foi feito um dia depois que Trump assinou um decreto anti-imigração, na última sexta-feira (27). A ordem executiva, válida por 90 dias, restringe a emissão de vistos para pessoas nascidas nos países Iraque, Iêmen, Síria, Irã, Líbia e Somália, e suspende o programa de recepção de refugiados por, pelo menos, 120 dias.

O decreto gerou reações em várias cidades dos EUA. No final de semana, milhares de americanos protestaram contra Trump e a medida.

Diante disso, o primeiro-ministro do Canadá escreveu em seu perfil oficial no Twitter que, diferente dos Estados Unidos, o Canadá continua recebendo refugiados.

“Àqueles que estão fugindo da perseguição, do terror e da guerra, o Canadá irá recebê-los, independentemente de sua fé. A diversidade é a nossa força.

A mensagem se tornou viral e mais de 400 mil usuários retuitaram Trudeau.

De acordo com a BBC, sob os comandos de Trudeau, o país recebeu mais de 40 mil refugiados sírios nos últimos 13 meses. Em outro tuíte, o primeiro-ministro aparece recebendo uma menina refugiada.

Reações de empresas americanas

Além dos protestos que se espalharam nos Estados Unidos, grandes empresas como Google, Starbucks, Airbnb e Uber se comprometeram a ajudar refugiados.

De acordo com a agência Ansa, a Starbucks afirmou que irá empregar 10 mil refugiados nas lojas em todo o mundo, inclusive nos EUA. “Existem mais de 65 milhões de cidadãos do mundo reconhecidos como refugiados pelas Nações Unidas e nós estamos desenvolvendo planos de contratar 10 mil deles em 75 países onde a Starbucks faz negócios”, disse o CEO da companhia, Howard Schultz.

O Google afirmou ser contra as medidas de Trump e anunciou a criação de um fundo de US$ 4 milhões que ajudará quatro organizações que lidam com imigrantes. A Uber também criará um fundo de US$ 3 milhões para a defesa legal de motoristas que podem ser afetados pelo decreto.

Por fim, a plataforma de hospedagem Airbnb disse que providenciará moradia gratuita para refugiados e para qualquer pessoa que não puder entrar nos EUA. O CEO, Brian Chesky, afirmou em nota:

“Nós temos 3 milhões de casas. Então nós definitivamente podemos encontrar um lugar para essas pessoas ficarem.”

+ sobre o tema

Crianças trabalham lavando sepulturas em cemitérios – Por Leonardo Sakamoto

Há algumas realidades que estão sob nossos narizes,...

Bispo Edir Macedo: “Dilma é vítima de mentiras espalhadas na internet”

Por José Orenstein   SÃO PAULO – O...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

‘Meu sentimento é de indignação’, afirma Lula em nota

'Veja' afirmou que Lula pressionou ministro do STF para...

Obama: Falou o comandante em chefe

Foi acima de tudo um discurso do "comandante em...

Youth Blast – Conferência de jovens para o Rio + 20.

Foi aberta oficialmente nesta Quinta-feira, 07 de junho...

Curso de gestão sobre gênero e raça

Curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=