Assistência Social e Semsa ofertam mamografia para mulheres da zona rural de Oriximiná

Enviado por / FonteG1

Ação ocorre semanalmente e seguirá até outubro, intensificando a prevenção ao câncer de mama.

Até outubro deste ano, uma iniciativa conjunta entre as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde de Oriximiná, no oeste do Pará, será promovida, todas as sextas-feiras, para realização de exames de mamografia em mulheres moradoras de comunidades rurais do município. A ação beneficia, especialmente nesta primeira etapa, moradoras do Médio Trombetas e do Sapucuá, com foco na detecção precoce do câncer de mama.

Para que as mulheres tenham condições que de fazer o exame, o município está oferecendo transporte, alimentação e acolhimento gratuito às participantes.

A ação é direcionada a mulheres a partir dos 45 anos de idade e tem como base a triagem feita pelas equipes de saúde. Após o agendamento, as pacientes são conduzidas por uma van disponibilizada pela Assistência Social, que parte do porto da cidade até a Unidade de Saúde Tânia Siqueira da Fonseca, no bairro São José — referência em atendimento especializado.

“É uma ação muito importante. Eu fazia exame no particular, e agora, temos o aparelho no município que vai ser muito útil para nós. A saúde de nossa cidade está boa, melhorou muito aqui em Oriximiná. Essa ação servirá para todas, buscando elas desde o porto até a unidade básica. Tem senhoras que fizeram pela primeira vez, isso é algo muito significativo. Só temos agradecer ao Prefeito, Primeira-Dama e a nossa secretária de saúde. Estou muito grata!”, relatou Vanda Lucia Souza Costa, moradora da comunidade Aimim, Lago Sapucuá.

Durante a realização dos exames, as profissionais de saúde destacam a importância da mamografia como ferramenta essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama, reforçando a conscientização sobre os cuidados com a saúde da mulher. Além disso, as pacientes foram encaminhadas para consultas médicas e ginecológicas.

Com ações práticas e direcionadas, a Prefeitura de Oriximiná busca garantir o acesso à saúde preventiva para mulheres em situação de maior vulnerabilidade, especialmente nas regiões ribeirinhas, planalto, aldeias indígenas e territórios quilombolas. A mobilização semanal é um passo significativo para ampliar o cuidado com a saúde da mulher, promover equidade e salvar vidas por meio da prevenção.

“É gratificante ver o sorriso e o alívio no rosto de cada mulher atendida. Estamos falando de dignidade, de cuidado e de um olhar atento às necessidades da população. Essa é uma missão que abraçamos com amor”, declarou Renata Fonseca, primeira-dama do município.

+ sobre o tema

Empreendedorismo: Casa do Mídia Étnica recebe lançamento de livro sobre histórias inspiradoras

Na ocasião, o autor de ‘Histórias Inspiradoras’ receberá  Enderson...

Fátima Oliveira: Candidatos parecem morar em bolha, nada a ver com a perda de direitos

O novo cenário nacional das eleições municipais de 2016 Por Fátima...

Número de mortes causadas pela PM cresce 57% em SP

  Os casos das chamadas "resistências seguidas de...

Pandemia de Covid causou uma crise de direitos humanos no Brasil

O que há para se comemorar no Dia Internacional...

para lembrar

SBT AFASTA SHEHERAZADE DA PROGRAMAÇÃO

    Investigada pela Procuradoria-Geral da República, de Rodrigo Janot, após...

Falta de regulamentação mantém futuro das domésticas em suspenso

PEC foi aprovada em abril, mas 7 direitos precisam...

Câmara aprova multa para quem não assinar carteira de doméstica

O projeto, aprovado em caráter conclusivo, seguirá para sanção...

Sou um juiz da execução penal na era do ódio

Tenho refletido com mais frequência sobre meu trabalho neste...
spot_imgspot_img

Movimento negro brasileiro leva ONU a criar espaço para afrodescendentes

O ativismo de uma entidade brasileira foi recompensada com a decisão da ONU de criar um novo mecanismo para representar os interesses das afrodescendentes...

Transição Justa é pauta de evento de Geledés sobre a COP30

A COP30 será uma oportunidade para colocar a agenda racial do Sul Global no centro das negociações das temáticas sobre Transição Justa, Gênero, Adaptação...

Morre Marielle Ramires, fundadora do Midia Ninja e do Fora do Eixo

A jornalista e ativista Marielle Ramires, uma das fundadoras do Mídia Ninja e do Fora do Eixo, morreu nesta terça-feira (29), em consequência de um câncer no estômago. De acordo...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.