Até o PSDB critica jovem reacionário de Alckmin

Ricardo Salles questionou a existência de crimes na ditadura; constrangidos, tucanos agora cogitam sua saída do cargo de secretário particular do governador por jogar contra o esforço do Governo de São Paulo em contribuir para esclarecer o período da repressão; filho de Rubens Paiva, morto sob tortura, pediu uma retratação de Alckmin; para o ex-governador Alberto Goldman, falta conhecimento de história ao advogado; já o senador Aloysio Nunes se diz contra “quando se tenta negar a existência de violações aos direitos humanos”

247 – O advogado Ricardo Salles, secretário particular do governador Geraldo Alckmin, bem que tentou se explicar, mas sua declaração sobre a ditadura militar foi criticada até mesmo dentro do PSDB.

Durante um evento no Clube Militar, no Rio, no ano passado, ele questionou a existência de crimes na ditadura: “Não vamos ver generais e coronéis, acima dos 80 anos, presos por causa dos crimes de 64. Se é que esses crimes ocorreram…”, disse o advogado de 37 anos.

Surpreso com a repercussão que o caso ganhou, Salles tentou explicar: “o que quis dizer é que nem todos os militares cometeram crimes. Nunca neguei que houve crimes na ditadura.”

Constrangido, tucanos agora questionam a permanência do jovem reacionário no cargo, que acompanha Alckmin em ações públicas, como no lançamento do acesso eletrônico a fichas do antigo Departamento de Ordem Pública e Social (Dops), central da repressão. Para eles, o assessor de Alckmin joga contra o esforço do governador em contribuir para esclarecer o período da repressão.

Responsável por cuidar da agenda do governador, ele também é um crítico da Comissão da Verdade e já disse em uma entrevista que “felizmente tivemos uma ditadura de direita no Brasil”.

O Palácio dos Bandeirantes não comentou a declaração, mas tem enfrentado o protesto de integrantes do governo que combateram a ditadura.

O senador tucano Aloysio Nunes Ferreira (SP), que lutou na clandestinidade contra a ditadura, também se manifestou: “Discordo quando se tenta negar a existência de violações aos direitos humanos”.

Já o ex-governador Alberto Goldman disse que falta conhecimento de história ao advogado. “No mínimo, ele desconhece a história brasileira”, afirmou o tucano, que foi filiado ao PCB enquanto o partido estava na clandestinidade.

O escritor Marcelo Rubens Paiva cobrou nesta quarta-feira do governador Geraldo Alckmin um pedido de desculpas do Estado de São Paulo pelas declarações de Salles. Antes de assumir o comando da agenda de Alckmin, Salles era conhecido por fundar o movimento Endireita Brasil (leia mais), como Rubens Paiva, que teve o pai morto durante a ditadura, destaca.

“Nesta semana, na cerimônia de entrega de parte dos arquivos do DOPS-SP digitalizados, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, apareceu com o novo secretário particular, o advogado Ricardo Salles, um provocador que já disse coisas como ‘felizmente tivemos uma ditadura de direita no Brasil'”, escreve Rubens Paiva em seu blog no Estadão.

“Mas a declaração mais chocante de Salles embrulha o estômago de muitas famílias vítimas da Ditadura, como a minha. Segundo o assessor do governador de SP, ‘não vamos ver generais e coronéis acima dos 80 anos presos por crimes de 64, se é que esses crimes ocorreram’. Sim, esses crimes ocorreram”, protesta o escritor.

 

 

Fonte: Brasil 247

 

+ sobre o tema

Campanha mundial denuncia trabalho escravo no Brasil

Uma campanha mundial para denunciar a continuidade da escravidão...

‘A situação está muito difícil’, diz fundador do AfroReggae

  RIO - Reconhecido pelo papel de mediador...

para lembrar

O Estado Terrorista

O que legitima e existência de um estado é...

Lutando contra conceitos equivocados e a logística para captar fundos no Brasil

Questões logísticas e a falta de conhecimento entre os...

Site permite convidar um refugiado para passar o Natal na casa de brasileiros

O 'Meu Amigo Refugiado' faz a ponte entre os...

É preciso avançar sobre terras indígenas?

Portaria do Ministério da Justiça que muda o rito...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=