Até quando agressões contra mulheres serão perdoadas em novelas globais?

O jornalista Maurício Stycer, do UOL, apresentou uma perspectiva intrigante sobre algo que vem se tornando hábito nas novelas de Rede Globo. A violência contra a mulher.

no Hypeness

foto divulgação - Globo / Hypeness
foto divulgação – Globo / Hypeness

Infelizmente, os folhetins da principal emissora do país não estão debatendo o assunto de uma perspectiva feminina. Ao contrário, autores e roteiristas parecem insistir em um método sistêmico onde a vítima, no caso mulheres, perdoam os agressores.

A última foi O Sétimo Guardião. A novela escrita por Aguinaldo Silva teve a cara de pau de, três dias depois do Dia Internacional da Mulher, mostrar a personagem Afrodite não só desculpando o agressor Nicolau, como acolhendo-o em sua cama.

A cena possui todos os elementos de um enredo desconexo com pautas defendidas por movimentos feministas nos dias de hoje. Os dois se beijam efusivamente. “Isso não tá certo”, diz a personagem de Carolina Dieckmann. Nicolau (Marcelo Serrado), machista de marca maior, passa um aspecto de leveza. É com se brutalidade de quem deu um tapa na cara da mulher fosse uma versão ‘bronco’ do personagem.

Em Segundo Sol, polêmica novela de João Emanuel Carneiro, a violência contra a mulher foi perdoada num estalar de dedos. A cena é forte. Durante o casamento, Cacau (Fabiula Nascimento) é agredida por Roberval (Fabrício Boliveira) com tapas na cara.

O crime de agressão aconteceu depois dele saber que a noiva estava tendo um caso. Além do tapa, ele chamou a noiva de vagabunda. Ao final da trama, ela perdoou o agressor e correu arrependida atrás dele em um aeroporto. Em seguida, os dois se beijam apaixonados.

Para terminar, em O Outro Lado do Paraíso, de Walcyr Carrasco, Gael (Sergio Guizé) pintou o sete. Agrediu a então namorada fisicamente e psicologicamente. Chegou a ser detido, mas saiu regenerado. Mudou da água para o vinho. Embora não tenha ficado com Clara (Bianca Bin), se apaixonou e recomeçou a vida.

De fato, a impunidade reina quando o assunto é feminicídio e outros tipos de violência contra a mulher. Mas, como bem disse Maurício, será que a TV não deveria apresentar uma realidade diferente, até mesmo para pressionar a mudança do cenário.

Leia também:

https://www.geledes.org.br/uma-a-cada-quatro-mulheres-vitimas-de-tiro-morrem-em-casa/

Juntas, aplicativo de Enfrentamento a Violência contra Mulher - Clique na imagem e acesse o aplicativo JUNTAS
Juntas, aplicativo de Enfrentamento a Violência contra Mulher – Clique na imagem e acesse o aplicativo JUNTAS

+ sobre o tema

Trinta Homens

Trinta. Vinte e nove Vinte e oito Vinte e sete Vinte e seis Vinte...

Luiza Brunet e a síndrome da gaiola de ouro. Por Nathalí Macedo

Luiza Brunet teve quatro costelas quebradas pelo então companheiro,...

Estudante cabo-verdiana é assassinada no Brasil

Namorado, de nacionalidade brasileira, poderá ser o autor do...

para lembrar

Internautas relatam abusos após jornalista denunciar a violência obstétrica no Brasil

Matéria “Na hora de fazer não gritou”, da jornalista...

Mulher Com os Olhos Perfurados Pelo Ex-Marido: “Viverei na Escuridão”

'Vou viver na escuridão', lamenta mulher que teve olhos...

Taxa de feminicídios no Brasil é quinta maior do mundo

Lançadas nesta semana, diretrizes nacionais sobre feminicídio querem acabar...
spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=