Ateu denuncia escola da filha ao MP por causa do ‘Pai Nosso’ antes de aula

Prática religiosa ocorre em Simões Filho, região metropolitana de Salvador.
Ministério Público diz que investiga situação e orienta que colégio evite reza.

Do G1

O pai de uma aluna denunciou a escola da filha ao Ministério Público porque os estudantes são orientados a rezar o “Pai Nosso” antes das aulas, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. O aposentado José Ivanildo Cabral é ateu e acredita que a filha de seis anos pode ser induzida a se tornar religiosa pelo fato de fazer a oração na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães. O MP informou que investiga o caso desde fevereiro de 2015 e que vai recomendar a escola a evitar as práticas religiosas, já que o estado é e deve ser laico.

Segundo Cabral, em casa, a educação é baseada no ateísmo, a ausência de crença em divindades. Mas, de acordo com ele, o colégio onde a menina estuda pratica rituais religiosos com os estudantes, o que significa uma falta de respeito à diversidade no ponto de vista do aposentado.

“É uma imposição porque está se colocando algo na mente de uma criança, indo contra os princípios da família”, reclama José Ivanildo. De acordo com Elisângela, secretária da escola, toda segunda-feira é feita a oração do “Pai Nosso” com os alunos, mas eles não são obrigados a participar. “Aqui não existe isso. Os alunos não são obrigados a fazer a oração”, afirma a funcionária.

Mesmo sem a obrigação, o pai da estudante ainda considera a oração uma imposição religiosa. “O estado é laico, as escolas são um braço do estado e deveriam também respeitar a laicidade, respeitar a diversidade”, defende. Já Lenilda Freitas, que tem dois filhos na escola, concorda com a prática religiosa. “Eu acho normal. Acho que não prejudica em nada a criança”, conta.

A secretaria de Educação de Simões Filho informou por meio de nota que não orienta nenhuma prática religiosa dentro das instituições da rede municipal, e que o ocorrido na escola Antônio Carlos Magalhães é um fato isolado.

Ainda por meio da nota, a secretaria informou que a direção da escola realiza duas vezes por semana o “momento cívico”, quando é cantado o hino nacional e feita a oração do “Pai Nosso”, por ser considerada uma oração universal, sem nenhuma conotação religiosa. Já com relação à filha de José Ivanildo, a secretaria de Educação disse que a direção da escola encaminhou a situação ao conselho municipal de educação e aguarda o parecer técnico do órgão.

Leia Também:

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

 

+ sobre o tema

São Paulo marca ‘beijaço de repúdio’ contra Marco Feliciano

Acusado de homofobia e racismo, deputado é alvo de...

Declarações de Feliciano incitam o ódio e a intolerância, diz Ministra dos Direitos Humanos

  A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência...

Laerte e Wyllys criam comissão de direitos humanos paralela

O cartunista Laerte (à dir.) e o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) comandarão...

No Recife, Marina Silva sai em defesa de Marco Feliciano

“Feliciano está sendo mais hostilizado por ser evangélico que...

para lembrar

Genocídio Brasileiro

Vocês querem saber qual é o estado de espírito,...

Maceió: Movimento negro denuncia ação de policiais à Promotoria de Justiça de Direitos Humanos

Representantes do movimento negro, a professora universitária Franqueline...

Classe média antipetista irá pagar em breve o preço de apoiar Temer

O colunista Jânio de Freitas, em artigo publicado na...
spot_imgspot_img

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...
-+=