Ativista afro-americano se reúne com executivos da Coca-Cola para cobrar investimento na comunidade negra do Brasil

Enviado por / FonteDo Correio Nagô

O ativista afro-americano e ícone dos direitos civis, Joe Beasley, encontra-se no próximo dia 02 de agosto, na sede da Coca-Cola, em Atlanta, com executivos da empresa para angariar suporte para comunidades negras do Brasil

Beasley, que é ativista global e membro fundador da única universidade negra da América Latina, a Universidade Zumbi dos Palmares, localizada em São Paulo, falará com os principais executivos da maior empresa de bebidas do mundo. Na agenda, o ativista negro encontra-se com Alexandre Cummings, administrador-chefe da Coca-Cola, e Lisa Borders, vice-presidente da Conexões Globais com Comunidades e presidente da Fundação Coca-Cola, ambos afrodescendentes. A entrevista coletiva foi agendada na sede da empresa, localizada na Rua Coca Cola Plaza, n. 1, Atlanta, Georgia.

O objetivo da reunião é pressionar a Coca-Cola a apoiar comunidades negras e pobres do Brasil, criando um plano filantrópico que financiará a reabilitação de escolas, a doação de bolsas de estudo, ações de comunicação, além do oferecimento de atividades gratuitas ligadas à arte e entretenimento a partir de 2013.

Beasley também está convidando a Coca-Cola a desenvolver um plano para a diversidade de seus trabalhadores. Pesquisas sugerem que 53% dos consumidores da Coca-Cola no Brasil são de ascendência africana. No entanto, investigações sobre a empresa revelam que não há afrodescendentes na gestão da Coca-Cola Brasil. “Estamos pedindo para que a Coca tenha uma relação recíproca com seus consumidores mais fiéis do Brasil”, diz Beasley. Afrodescendentes representam a maioria da população do Brasil, e estão perto da marca de 100 milhões.

“Estamos desafiando a Coca-Cola a ser uma boa empresa e a fornecer uma extensão razoável de suas práticas de responsabilidade social voltadas aos afrodescendentes. O papa Francisco descreveu muito bem a necessidade de mais igualdade no Brasil. Quando se dirigiu recentemente aos moradores da favela de Varginha, no Rio de Janeiro, ele afirmou: ‘Nenhuma quantidade de construção da paz será capaz de durar, nem harmonia e felicidade ser alcançada em uma sociedade que ignora, empurra para as margens ou exclui uma parte de si mesmo’”, diz Beasley.

A Coca-Cola é patrocinadora da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de  2016 – ambas acontecerão no Brasil. É estimado que o investimento dos dois patrocínios chegue perto de 1 bilhão de dólares. De acordo com a revista Forbes, é esperado que a Coca-Cola invista 7.6 bilhões de dólares desde agora até 2016, para que sua companhia cresça no Brasil.

Para mais informações sobre Joe Beasley, acesse www.pocn.org (People of Color Now International) ouwww.joebeasleyfoundation.org.

Mable Ivory
Telefone: (+1) 646-450-0655
E-mail: [email protected]

Vídeo com Sr. Beasley e Mable Ivory

+ sobre o tema

Movimento social para igualdade de gênero lançado no Senegal

Dakar – Um movimento social baseado em estudos...

São João do Piauí realizará Projeto Consciência Negra em escolas públicas

As ações do Projeto Consciência Negra são voltadas para...

Unlocking The Truth: conheça banda de metal formada por meninos de 12 anos

Muitos músicos, quando relembram seu passado e como...

para lembrar

Dream Team do Passinho lança novo clipe com direção de Lázaro Ramos

Depois de conquistarem o Brasil com o single de...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que...

Ensaio poderoso explora a identidade de pessoas albinas na África

Sentir-se como um estranho, mesmo que em terras familiares,...

“Fé pra quem é forte”, diz Iza em letra de ‘Fé’, novo single da cantora

Nesta sexta-feira (3/6), Iza lançou o videoclipe do último single, lançado...
spot_imgspot_img

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=