Ativista afro-americano se reúne com executivos da Coca-Cola para cobrar investimento na comunidade negra do Brasil

Enviado por / FonteDo Correio Nagô

O ativista afro-americano e ícone dos direitos civis, Joe Beasley, encontra-se no próximo dia 02 de agosto, na sede da Coca-Cola, em Atlanta, com executivos da empresa para angariar suporte para comunidades negras do Brasil

Beasley, que é ativista global e membro fundador da única universidade negra da América Latina, a Universidade Zumbi dos Palmares, localizada em São Paulo, falará com os principais executivos da maior empresa de bebidas do mundo. Na agenda, o ativista negro encontra-se com Alexandre Cummings, administrador-chefe da Coca-Cola, e Lisa Borders, vice-presidente da Conexões Globais com Comunidades e presidente da Fundação Coca-Cola, ambos afrodescendentes. A entrevista coletiva foi agendada na sede da empresa, localizada na Rua Coca Cola Plaza, n. 1, Atlanta, Georgia.

O objetivo da reunião é pressionar a Coca-Cola a apoiar comunidades negras e pobres do Brasil, criando um plano filantrópico que financiará a reabilitação de escolas, a doação de bolsas de estudo, ações de comunicação, além do oferecimento de atividades gratuitas ligadas à arte e entretenimento a partir de 2013.

Beasley também está convidando a Coca-Cola a desenvolver um plano para a diversidade de seus trabalhadores. Pesquisas sugerem que 53% dos consumidores da Coca-Cola no Brasil são de ascendência africana. No entanto, investigações sobre a empresa revelam que não há afrodescendentes na gestão da Coca-Cola Brasil. “Estamos pedindo para que a Coca tenha uma relação recíproca com seus consumidores mais fiéis do Brasil”, diz Beasley. Afrodescendentes representam a maioria da população do Brasil, e estão perto da marca de 100 milhões.

“Estamos desafiando a Coca-Cola a ser uma boa empresa e a fornecer uma extensão razoável de suas práticas de responsabilidade social voltadas aos afrodescendentes. O papa Francisco descreveu muito bem a necessidade de mais igualdade no Brasil. Quando se dirigiu recentemente aos moradores da favela de Varginha, no Rio de Janeiro, ele afirmou: ‘Nenhuma quantidade de construção da paz será capaz de durar, nem harmonia e felicidade ser alcançada em uma sociedade que ignora, empurra para as margens ou exclui uma parte de si mesmo’”, diz Beasley.

A Coca-Cola é patrocinadora da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de  2016 – ambas acontecerão no Brasil. É estimado que o investimento dos dois patrocínios chegue perto de 1 bilhão de dólares. De acordo com a revista Forbes, é esperado que a Coca-Cola invista 7.6 bilhões de dólares desde agora até 2016, para que sua companhia cresça no Brasil.

Para mais informações sobre Joe Beasley, acesse www.pocn.org (People of Color Now International) ouwww.joebeasleyfoundation.org.

Mable Ivory
Telefone: (+1) 646-450-0655
E-mail: [email protected]

Vídeo com Sr. Beasley e Mable Ivory

+ sobre o tema

“Malcolm X” e o racismo do capitalismo

I - ORIGEM: Malcolm Little, mais conhecido como Malcolm X...

Obama reúne ativistas do movimento negro para debater reforma da Justiça criminal dos EUA

O presidente dos EUA, Barack Obama, reuniu vários ativistas...

Condoleezza Rice narra cantada de Kadafi e questiona Bush em livro

Condoleezza Rice lembra seus anos na Casa Branca durante...

para lembrar

Tensões raciais nos EUA são teste para legado de Obama

Washington - As recentes tensões raciais nos Estados Unidos...

Assassino de Malcolm X ganha liberdade condicional depois de 40 anos de prisão

O assassino do ativista dos direitos dos negros Malcolm...

Hoje na História, 15 de janeiro de 1929, nascia Martin Luther King

Hoje na História: 15 de janeiro de 1929, nascia...

Descendente de escrava e tutora do futuro marido: cinco curiosidades sobre a vida de Michelle Obama

Michelle LaVaughn Robinson Obama, mais conhecida como Michelle Obama,...
spot_imgspot_img

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

Economista Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Fed

O Senado americano confirmou nesta terça-feira (10) Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Sua...

Astronauta da Nasa será primeira mulher negra na tripulação da Estação Espacial

A astronauta da Nasa, Jessica Watkins, se tornará a primeira mulher negra na tripulação da Estação Espacial Internacional. Ela deve ser lançada ao espaço em abril...
-+=