Ativista de direitos humanos morto no TO

Por chris

Infelizmente, a notícia abaixo mostra a dimensão do nosso atraso.


Sebastião Bezerra Silva, secretário executivo do Movimento Nacional de Direitos Humanos – Regional Centro Oeste e membro do Centro de Direitos Humanos de Cristalândia (TO), foi encontrado morto na tarde deste domingo. Seu corpo apresentava marcas de tortura.

Ele foi visto com vida pela última vez na madrugada de sábado. Voltava de uma viagem e resolveu dormir em um hotel em Gurupi (TO). Saiu para jantar depois de avisar sua esposa de que só chegaria em casa na manhã seguinte – localizada em Paraíso do Tocantins, a 200 km de distância. Nunca mais apareceu. No domingo, umcorpo foi encontrado, parcialmente enterrado, perto de uma fazenda a 40 km de distância de Gurupi. Naquela tarde, ele foi identificado no Instituto Médico Legal.

Ninguém sabe ainda como o assassinato ocorreu, mas as condições de sua morte mostram que ele sofreu tortura. De acordo com seu atestado de óbito, a causa da morte é “asfixia por entrangulamento” e “amassamento do crânio”. Uma corda foi encontrada em torno do seu pescoço.

Seu corpo foi encontrado enterrado, apenas com dedos de um dos pés para fora. Relatos apontam que os dedos da mão foram perfurados com agulha; os dois braços possuíam cortes; o polegar esquerdo e uma das pernas estavam quebrados.

Segundo ativistas dos direitos humanos no Tocantins, ele havia desabafado recentemente que estava recebendo “ligações estranhas”. Acreditava ser em virtude de uma denúncia que fizera contra policiais, tempos atrás, que teriam torturado uma pessoa. A Comissão Pastoral da Terra não descarta a possibilidade de vingança.

 

Fonte: Advivo

+ sobre o tema

É impossível promover direitos humanos sem proteger as mulheres

Medo e trauma de experiências de violência muitas vezes...

Negros são mais condenados por tráfico e com menos drogas em São Paulo

Levantamento inédito analisou 4 mil sentenças de tráfico em...

Encontro nacional debate estratégias para fortalecer organizações da sociedade civil

A Constituição brasileira de 1988 só tem a abrangência...

para lembrar

Dado racial em documento trabalhista é passo no combate a desigualdades

Em 20 de abril de 2023, o governo federal sancionou...

CARE

por Sueli Carneiro Cuidado, carinho, é o que a palavra...

“Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos”, por Boaventura de Sousa Santos

Sociólogo português Boaventura de Sousa Santos veio ao Brasil...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=