Área de Educação em Direitos Humanos participa da 3ª Reunião de comissão para tratar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Eduçação em Direitos Humanos

A Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), juntamente com representantes do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e da Coordenação Geral de Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação realizaram na sexta-feira passada (28) da 3ª Reunião da Comissão Bicameral para tratar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Conselho Nacional de Educação, em Brasília (DF).

“A iniciativa evidencia o início de um trabalho articulado, de extrema relevância, que demarca o movimento de construção de diretrizes para a inserção da educação em direitos humanos na educação básica e superior”, afirma coordenadora geral de Educação em Direitos Humanos, Lucia Camini. Segundo ela, é uma ação indispensável para a formação de cidadãos promotores e defensores de direitos”.

A abertura foi feita pelo presidente do Conselho Nacional de Educação e da Comissão Bicameral, Antonio Carlos Caruso Ronca. A professora da Universidade do Rosário (Argentina) e pesquisadora do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), Ana Maria Rodino, expôs a experiência de implementação da Educação em Direitos Humanos nos países latino-americanos e europeus.

A Educação em Direitos Humanos no Brasil foi apresentada pelo professor Paulo Carbonari, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. A mediação para o debate foi feita pela conselheira do Conselho Nacional de Educação, Rita Gomes do Nascimento, membro da Comissão de Educação Básica e Relatora da Comissão Bicameral.

A ação integra o processo de elaboração da normativa nacional que orienta a educação básica e superior para incorporar a Educação em Direitos Humanos nos currículos escolares e de formação de profissionais.

Olhar avançado- No dia 1º de março, aconteceu na Secad o workshop Panorama da Educação em Direitos Humanos na América Latina, com a participação de integrantes do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e profissionais que atuam na SDH e MEC. A atividade teve como expositora Ana Maria Rodino. Ela falou sobre Educação em Direitos Humanos na América Latina, indicadores e recomendações do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos para a educação básica e superior. Realizaram-se grupos de trabalho com os participantes a fim de aprofundar a discussão sobre a estrutura do documento das Diretrizes e seus fundamentos.

 

Fonte: Direitos Humanos

+ sobre o tema

Das 163 recomendações feitas pela ONU, Brasil cumpriu apenas uma

O Brasil cumpriu apenas uma das 163 recomendações formuladas...

Mais um líder guajajara é morto em terra indígena no Maranhão

O governo do Estado do Maranhão confirmou nesta terça-feira...

Os povos indígenas no Canadá lutam com ‘perda inimaginável’.

Tradução: Sara Wagner YorkRestos de 215 crianças indígenas foram...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=