Área de Educação em Direitos Humanos participa da 3ª Reunião de comissão para tratar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Eduçação em Direitos Humanos

A Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), juntamente com representantes do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e da Coordenação Geral de Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação realizaram na sexta-feira passada (28) da 3ª Reunião da Comissão Bicameral para tratar das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Conselho Nacional de Educação, em Brasília (DF).

“A iniciativa evidencia o início de um trabalho articulado, de extrema relevância, que demarca o movimento de construção de diretrizes para a inserção da educação em direitos humanos na educação básica e superior”, afirma coordenadora geral de Educação em Direitos Humanos, Lucia Camini. Segundo ela, é uma ação indispensável para a formação de cidadãos promotores e defensores de direitos”.

A abertura foi feita pelo presidente do Conselho Nacional de Educação e da Comissão Bicameral, Antonio Carlos Caruso Ronca. A professora da Universidade do Rosário (Argentina) e pesquisadora do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), Ana Maria Rodino, expôs a experiência de implementação da Educação em Direitos Humanos nos países latino-americanos e europeus.

A Educação em Direitos Humanos no Brasil foi apresentada pelo professor Paulo Carbonari, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. A mediação para o debate foi feita pela conselheira do Conselho Nacional de Educação, Rita Gomes do Nascimento, membro da Comissão de Educação Básica e Relatora da Comissão Bicameral.

A ação integra o processo de elaboração da normativa nacional que orienta a educação básica e superior para incorporar a Educação em Direitos Humanos nos currículos escolares e de formação de profissionais.

Olhar avançado- No dia 1º de março, aconteceu na Secad o workshop Panorama da Educação em Direitos Humanos na América Latina, com a participação de integrantes do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e profissionais que atuam na SDH e MEC. A atividade teve como expositora Ana Maria Rodino. Ela falou sobre Educação em Direitos Humanos na América Latina, indicadores e recomendações do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos para a educação básica e superior. Realizaram-se grupos de trabalho com os participantes a fim de aprofundar a discussão sobre a estrutura do documento das Diretrizes e seus fundamentos.

 

Fonte: Direitos Humanos

+ sobre o tema

Não precisamos de direitos humanos no Brasil

por Leonardo Sakamoto no Blog - Amor, fecha rápido o vidro...

Geledés e a Comunicação – Memória Institucional

Geledés e Comunicação: No princípio era o Verbo Retrospectiva Desde sua...

Leonardo Boff: A mídia comercial em guerra contra Lula e Dilma

Por Leonardo Boff Sou profundamente pela liberdade de expressão...

para lembrar

Ensinar o povo a se apropriar dos serviços de saúde é um dever

Por que os governos têm dificuldade de implementar os...

Casa de Marias lança campanha para atuação em saúde mental

A segunda edição da campanha "Saúde Mental Para Mulheres...

PEC que proíbe aborto avança no Senado e pode ser votada na CCJ

Desarquivada em fevereiro, a PEC 29/2015 garante a “inviolabilidade...

COVID-19 e seu impacto nas comunidades negras nos Estados Unidos e no Brasil

A COVID-19 tem exercido um impacto devastador, e as...
spot_imgspot_img

Ipea sedia encontro sobre empoderamento econômico da população negra

Empoderamento econômico da população afrodescendente e o papel dos Bancos Multilaterais e dos Bancos Nacionais de Desenvolvimento são temas do próximo evento paralelo do...

Ipea sedia encontro sobre empoderamento econômico da população negra em parceria com Geledés, ONU Mulheres, C20 e W20

Empoderamento econômico da população afrodescendente e o papel dos Bancos Multilaterais e dos Bancos Nacionais de Desenvolvimento são tema do próximo evento paralelo do...

Mulheres com endometriose têm 20% mais risco de infarto ou AVC, aponta pesquisa

A endometriose é uma doença que afeta uma em cada dez mulheres. E esse público tem um risco 20% maior de sofrer com problemas cardiovasculares, como infarto...
-+=