Os povos indígenas no Canadá lutam com ‘perda inimaginável’.

Tradução: Sara Wagner York
Restos de 215 crianças indígenas foram encontrados esta semana numa antiga escola residencial na província de British Columbia.

Os povos indígenas de todo o Canadá enfrentam a descoberta dos restos mortais de mais de 215 crianças indígenas, incluindo algumas com apenas três anos de idade, em uma antiga escola na área residencial na província ocidental da Colúmbia Britânica esta semana.

A chefe Tk’emlúps te Secwépemc, Rosanne Casimir anunciou na quinta-feira que os restos mortais de 215 crianças foram encontrados nos terrenos da Escola Residencial Indígena Kamloops, dizendo que “uma perda inimaginável” que se falava, mas nunca documentada ou tivesse sido confirmada.

A história sombria do Canadá de abusos em escolas residenciais
“Tanto quanto sabemos, estas crianças desaparecidas são mortes indocumentadas”, disse Casimir.

“Algumas tinham apenas três anos de idade. Procuramos uma forma de confirmar, sabendo do profundo respeito e amor por essas crianças que se foram e suas famílias, compreendendo que Tk’emlúps te Secwépemc é o local de descanso final destas crianças”.

A descoberta da vala comum estimulou “uma dor e trauma coletivo” para as comunidades indígenas em todo o Canadá, disse Danielle Morrison, uma advogada Anishinaabe. “Atualmente [há] fogos sendo acesos, cachimbos a serem acesos e cerimônias a serem realizadas para honrar todas as vidas perdidas dessas preciosas crianças”, disse ela à Al Jazeera.

“Esta notícia é um lembrete forte da violência infligida pelo sistema escolar residencial e das feridas transportadas pelas comunidades, famílias e sobreviventes para o presente”, o Centro Nacional para a Verdade e Reconciliação da Universidade de Manitoba também anunciou em uma declaração.

Durante mais de 100 anos, as autoridades canadenses separaram à força milhares de crianças indígenas das suas famílias e obrigaram-nas a frequentar escolas residenciais, que visavam cortar os laços familiares e culturais indígenas e assimilar as crianças na sociedade branca canadense.

As escolas, que foram dirigidas por igrejas desde a década de 1870 até 1996, estavam repletas de abuso físico, mental e sexual, negligência e outras formas de violência, e criaram um ciclo de traumas intergeracionais para os povos indígenas em todo o Canadá.

Fundada em 1890 e dirigida pela Igreja Católica, a Escola Residencial Indígena Kamloops acabou por se tornar a maior escola do sistema de escolas residenciais do Canadá, contando 500 crianças no seu pico de matrículas no início da década de 1950.

“As escolas residenciais foram abertas com o único objetivo de retirar o índio da criança”, disse Morrison. “Era para assimilar os índios no Canadá e é essencialmente, nas palavras de um dos superintendentes naquele momento, para se livrar do ‘problema indígena’”.Durante uma comemoração online no sábado, Karen Joseph, CEO da instituição de caridade Reconciliation Canada, disse que a descoberta em Kamloops marcou a primeira vez que um “conhecimento sussurrado se tornou real” e o seu efeito está sendo sentido em todo o país, especialmente por sobreviventes de escolas residenciais.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Oxfam: Brasil é um caso de sucesso na redução da desigualdade

Sugerido por robson_lopes Trechos dos artigos: Felizmente, a...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

para lembrar

Intelectuais Indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil

Um panorama da institucionalização dos Grupos PET-Indígenas nas universidades...

Por que o dia 19 de abril é o Dia do Índio?

Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em...

Estado brasileiro é condenado pela Corte Interamericana por violar direitos indígenas

– Decisão histórica reconhece que Estado brasileiro atuou de...
spot_imgspot_img

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...

Cacique denuncia escalada da violência contra indígenas no Paraná após ameaça de policiais: ‘Posso matar vocês aqui e ninguém vai saber’

O cacique Izaias Benitter, da aldeia Taturi, localizada no município de Guaíra, no oeste do Paraná, denunciou a ameaça de policiais contra dois indígenas. O...

Comissão Arns e Conectas Direitos Humanos – Em repúdio ao ataque criminoso contra os Pataxó, no sul da Bahia

A Comissão Arns e a Conectas Direitos Humanos vêm manifestar seu repúdio aos trágicos acontecimentos ocorridos no dia de ontem, na cidade de Potiraguá,...
-+=