quinta-feira, outubro 28, 2021
InícioEm PautaToucas especiais para cabelo afro são proibidas nas Olimpíadas pela Federação Internacional...

Toucas especiais para cabelo afro são proibidas nas Olimpíadas pela Federação Internacional de Natação

Decisão é criticada como forma de reforçar desigualdades no esporte, podendo desestimular jovens a buscarem crescimento na carreira como atletas profissionais

Fonte: Do Globo

Toucas produzidas para nadadores com cabelos volumosos foram banidas pela Federação Internacional de Natação nos Jogos Olímpicos, que começarão no próximo dia 23 em Tóquio. Atletas como Alice Dearing, a primeira nadadora negra a representar a Grã Bretanha nas Olimpíadas, são afetados pela decisão que exclui o produto, criado pela empresa britânica Soul Cap. O principal objetivo das toucas maiores é se adequar a cabelos com dreadlocks, tranças, encaracolados e crespos. No entanto, a proibição foi justificada porque elas não seguem “a forma natural da cabeça”. Assim, a certificação solicitada pela companhia foi negada pela federação, segundo noticiou a imprensa britânica nesta sexta-feira, dia 2.

Danielle Obe, membro fundadora da Associação de Natação Negra, disse ao jornal “The Guardian” que a decisão desconsiderou “as desigualdades sistêmicas e institucionais inerentes ao esporte”.

— Acreditamos que isso comprova a falta de diversidade (no esporte) — afirmou.

Danielle lembrou que a touca de natação foi um item criado para evitar que os cabelos lisos, de nadadores majoritamente brancos, flutuassem para o rosto enquanto estivesse na água. Ela destacou que o mesmo produto, entretanto, não funciona da mesma forma para cabelos afro que, conforme descreveu, “crescem para cima e desafiam a gravidade”.

Os fundadores da Soul Cap, Toks Ahmed e Michael Chapman, se pronunciaram sobre a decisão em uma postagem de rede social, temendo que o banimento de suas toucas desestimule jovens a buscarem crescimento na carreira como atletas profissionais.

— Para os nadadores mais jovens, sentir-se incluído e ver-se praticando um esporte ainda jovem é fundamental. A recente proibição da Fina (sigla em inglês para a Federação Internacional de Natação) pode desencorajar muitos atletas mais jovens de praticar o esporte à medida que progridem na natação competitiva local, municipal e nacional.

Em fevereiro, Alice Dearing revelou à “BBC” que se sentiu “abençoada” por ser uma embaixadora da Soul Cap. Ela afirmou que a companhia “reconheceu um problema sério dentro da comunidade negra em todo o mundo” e que suas toucas maiores estão “dissipando o mito de que o equipamento de natação não pode ser inclusivo”.

A Federação Internacional de Natação foi procurada pela “BBC” para comentar a polêmica, mas não respondeu aos questionamentos.

RELATED ARTICLES