Ativista é ameaçada após criticar papel de mulheres em games

Mais de 2 mil pessoas assinaram uma carta aberta pedindo o fim da discriminação de gênero na indústria de videogames. A documento, assinada por profissionais independentes e de grandes empresas de jogos, como Electronic Arts e Ubisoft, foi uma resposta às ameaças de morte feitas à crítica feminista Anita Sarkeesian depois que ela lançou uma série de vídeos sobre a misoginia (ódio às mulheres) nos jogos.

Sarkeesian denunciou as ameaças à polícia e diz que se viu forçada a deixar sua casa. Ela afirmou que as ameaças são “um tipo de terrorismo”.

A carta pede para que jogadores e demais envolvidos na indústria dos videogames denunciem “discursos de ódio e assédio”.

Tomada de posição

Anuta Sarkeesian é a criadora do site Feminist Frequency, em que discute a representação das mulheres em narrativas da cultura pop.

No dia 25 de agosto, ela divulgou o episódio mais recente de sua série sobre a maneira como mulheres são retratadas em videogames.

No vídeo, ela fala sobre a tendência de mostrar “personagens femininos geralmente insignificantes e com os quais não se pode jogar, cuja sexualidade ou vitimização é explorada de modo a dar um tempero provocativo ou picante aos universos dos games”.

Dois dias após a publicação do vídeo, ela disse ter recebido “ameaças muito assustadoras” a ela e a sua família no Twitter, que a levaram a entrar em contato com a polícia.

A carta, que foi escrita pelo desenvolvedor de games Andreas Zecher, do estúdio independente Spaces of Play, incentiva pessoas que testemunhem ameaças em sites como TwitchFacebook eTwitter,  entre outros,  a denunciá-las.

– Se você vir discurso de ódio e assédio, tome uma posição publicamente contra isso e transforme a comunidade dos jogos em um espaço mais agradável – diz o documento.

jogos

– Acreditamos que todos, não importa o gênero, a orientação sexual, a etnia, a religião ou se são portadores de deficiência, tem o direito de jogar, de criticar os jogos e de desenvolver jogos sem ser assediado ou ameaçado. É a diversidade da nossa comunidade que permite que os jogos prosperem.

‘Não vou desistir’

Em seu perfil de Twitter, Sarkeesian compartilha imagens dos insultos e ameaças que recebe. Algumas das imagens sugerem que o autor das ameaças sabe onde ela mora.

Ela disse que ficará hospedada com amigos porque não se sente segura em sua casa. “Eu não vou desistir, mas o assédio às mulheres no meio da tecnologia tem que acabar”, escreveu.

Na rede social, ela também afirma que os policiais que a atenderam “não sabem lidar com ameaças reais feitas online”. Oficiais teriam perguntado a ela: “Se você continua recebendo ameças por causa do seu trabalho, por que não para?”.

ativista já foi alvo de misoginia em outras ocasiões. Em 2012, um jogo em primeira pessoa chamado Espanque Anita Sarkeesian foi publicado online.

No início de 2014, ela ganhou o prêmio de embaixadora do evento anual Game Developers Choice. O prêmio é destinado a pessoas que “ajudaram a indústria de games a avançar e se tornar um lugar melhor, seja facilitando a melhora da comunidade de dentro ou atuando de fora da indústria como defensor dos videogames”.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

O direito de recorrer à própria consciência: Sobre a renuncia do Papa

A renúncia do Papa Bento XVI surpreendeu o mundo....

Mulheres, segundo Graciliano Ramos

No dia 20 de maio de 1933, Graciliano Ramos,...

Belo Horizonte inicia luta contra homofobia no futebol

Já está dando o que falar uma página no...

Mães expressam visão nua, crua e bem-humorada da maternidade

Na contramão de quem pinta a função em tons...

para lembrar

Após suicídio de jovem, Marrocos pode mudar lei pró-estrupadores

O governo do Marrocos anunciou que fará emendas à...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as...

Ministério do Turismo notifica 2,1 mil sites em combate à exploração sexual

Ministério do Turismo notifica 2,1 mil sites em combate...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...
spot_imgspot_img

Vamos a desprincesar! Reflexões sobre o ensino de história à partir da presença de María Remedios del Valle na coleção Antiprincesas

Lançada em 2015 em meio à profusão de movimentos feministas, a coleção de livros infantis Antiprincesas da editora argentina independente Chirimbote se tornou um...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Vem aí a BLACK XP: Uma Jornada Criativa no Universo dos Games com foco em pessoas negras

A Black XP é mais do que uma competição, é uma celebração da inventividade e paixão pela criação de jogos. Marcada para acontecer nos...
-+=