Ativistas negros interrompem discurso de Hillary Clinton no sul dos EUA

Ativistas afro-americanos do grupo “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”, em tradução livre) interromperam momentaneamente nesta sexta-feira (30) um discurso da pré-candidata do Partido Democrata às eleições presidenciais dos Estados Unidos, Hillary Clinton, em Atlanta, no sul do país.

Do Uol 

A ex-secretária de Estado pronunciava um discurso em uma histórica universidade negra da cidade mais populosa da Geórgia quando os manifestantes a interromperam com os gritos de “vidas negras importam”, um slogan criado para protestar contra a violência policial dirigida aos afro-americanos.

“Sim, (as vidas dos negros) importam, e vou a falar sobre isso em um minuto”, respondeu Hillary aos manifestantes em um primeiro momento, mas, ao ver que os protestos não cessavam, a pré-candidata tentou prosseguir com seu discurso.

As palavras de ordem se repetiram durante aproximadamente 15 minutos e foram respondidas por outras de apoio a Hillary até que os manifestantes foram escoltados para fora da sala.

“Eu me reuni com ativistas do grupo ‘Black Lives Matter'”, disse Hillary, “agradeço sua paixão, mas lamento que não escutem, porque ofereço soluções para as questões que eles estão reivindicando”, acrescentou.

O “Black Lives Matter”, um movimento criado por causa dos incidentes de violência policial contra os negros nos EUA, como as mortes de Michael Brown (Ferguson), Eric Garner (Nova York) e Freddie Gray (Baltimore), está tendo um papel crucial nas primárias democratas para as eleições presidenciais.

Ativistas desse grupo também interromperam e, em alguns casos, chegaram a impedir, discursos de outros pré-candidatos democratas como o senador por Vermont, Bernie Sanders, e o ex-governador de Maryland, Martin O’Malley.

+ sobre o tema

Ministra: educação de qualidade exclui necessidade de cotas em concursos

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção...

Negros vivem menos que brancos no Recife

Sarah Fernandes Em 2006, o total de mortes de negros...

Elza Soares: “Ainda me choca o racismo nos dias atuais”

Elza Soares é uma mulher de fibra. Com uma...

Mortes precoces

O Brasil é o sexto país em mortes de...

para lembrar

Como foi estar na aula de Angela Davis sobre humanidade?

O plano inicial era redigir este texto em formato...

No Sul, neonazistas queriam criar um novo país

Por: Mônica Ribeiro e Ribeiro Objetivo foi descoberto em investigações...

‘O Topo da Montanha’ chega ao Sesc com ingressos populares

Sucesso de crítica e público, o espetáculo "O Topo...

Participante do programa Mulheres Ricas Regina Manssur vê risco de aglomerações em shoppings “descambarem”

Após se declarar apavorada pela possibilidade dos rolezinhos representarem risco à...
spot_imgspot_img

Juízes não seguem o STF e barram cotistas em concursos de universidades com três vagas ou menos

Instituída há dez anos, a lei que reservou a negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos ainda enfrenta obstáculos para ser aplicada em...

Transplante bem-sucedido é exemplo para candidatos

O Rio de Janeiro inteiro, dor e delícia, tragédia e compaixão, coube na saga de dona Maria Elena Gouveia por um fígado. Moradora de...

Brasil: Relatório sobre Justiça Racial na Aplicação da Lei

Este relatório contém as conclusões do Mecanismo Internacional de Especialistas Independentes para o Avanço da Igualdade e Justiça Racial na Aplicação da Lei (EMLER,...
-+=