Ato de lesa-pátria

O governo Temer anunciou a suspensão do Programa Nacional de Combate ao Analfabetismo, que fazia parte do Sistema Brasil Alfabetizado desde 2003. Trata-se de um ato de lesa-pátria de um governo ilegítimo, que assaltou o poder por meio de um golpe parlamentar para impor um programa derrotado nas urnas.

Por Gilberto Alvarez Giusepone enviado para o Portal Geledés

O Sistema Brasil Alfabetizado tem reconhecimento internacional e apresenta números muito elogiáveis na redução do analfabetismo abordado na educação de jovens e adultos.

Na verdade, é um corte orçamentário de pequeníssimo impacto na reorganização dos gastos governamentais, mas de profundas e negativas consequências no âmbito da promoção da cidadania e garantia dos direitos humanos a todos os cidadãos.

O Sistema Brasil Alfabetizado tem inspiração histórica nos centros de cultura popular, os CPCs, que no início da década de 1960 aproximaram educadores das realidades mais necessitadas de intervenção educacional.

Foi no combate ao analfabetismo que o Brasil abriu espaço a intelectuais do porte de Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire, que se tornaram referências mundiais e, mais do que intelectuais prodigiosos, são verdadeiras bandeiras da educação popular.

Com esse gesto os usurpadores do poder se incumbem de agredir e desconsiderar um dos estratos mais frágeis de nossa população. Trata-se de uma parcela de brasileiros para a qual ou a política pública está presente, ou as condições de vida rapidamente declinam para níveis deploráveis.

É oportuno lembrar que, na década de 1990, quando os desastrosos ajustes neoliberais foram feitos, um dos argumentos que se apresentava nas universidades era o de que o “homem competitivo” projetado superficialmente naquelas políticas não tinha similar na maior parte da população brasileira.

Em políticas com esse perfil, o que são as pessoas consideradas rústicas, pobres, analfabetas? A insensibilidade calculista dos que empreendiam aqueles ajustes, ontem e hoje, confirma que estas pessoas não contam, ou são, como comentou Leonardo Boff, “zeros econômicos”, subconsumidores com os quais o Estado não precisa se relacionar.

Infelizmente, com a consolidação do golpe parlamentar que resultou no impeachment da presidente Dilma Rousseff, é de se esperar outras iniciativas de corte antipopular como esta. Portanto, os setores democráticos devem estar preparados para resistir à tentativa de desmonte das conquistas dos últimos anos.

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Educação em Portugal “não ultrapassou as desigualdades criadas pelo racismo”

A recém-criada Djass-Associação de Afrodescendentes organiza debate onde serão...

para lembrar

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...

A cor da intelectualidade

“A cor está para o Brasil como o gelo...

Michelle Obama visita África

Primeira Dama vai visitar Libéria e Marrocos do Voa Portugues A...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=