Ato marca cinco anos do dia de maior repressão das Jornadas de Junho

Sérgio Silva, fotógrafo que perdeu a visão por disparo de bala de borracha, também lançará seu livro em parceria com Tadeu Breda; microfone aberto estimula a participação de todos

Do Conectas 

O fotógrafo Sérgio Silva foi uma das pessoas atingidas por balas de borracha durante as manifestações de junho de 2013. Sérgio perdeu a visão po… (Reprodução/ Conectas )

Há cinco anos, a esquina da rua Maria Antônia com a rua da Consolação, em São Paulo, foi palco de um dos episódios mais simbólicos das Jornadas de Junho de 2013. Para marcar o momento, a Conectas se juntou a outras cinco organizações e a vítimas da violência policial para a realização do ato “Marcas de junho: 5 anos de injustiça”, a partir das 18h.

Naquele local, no dia 13, a Polícia Militar de São Paulo empreendeu uma ofensiva violenta contra milhares de manifestantes, com disparos de bala de borracha e utilização de bombas de gás lacrimogêneo. Mais de 100 pessoas ficaram feridas e outras 240 foram detidas. Cinco anos depois, um sarau e o lançamento do livro “Memória ocular: cenas de um Estado que cega” relembram a data e discutem a violência de Estado nos dias de hoje.

O fotógrafo Sérgio Silva, autor do livro em parceria com o jornalista Tadeu Breda, foi alvejado no olho esquerdo por uma bala de borracha enquanto fazia a cobertura do protesto. Sérgio perdeu a visão na hora e, desde então, já teve o seu pedido de indenização negado em primeira e segunda instâncias. Além dele, outros 40 jornalistas foram feridos, sendo que dois repórteres da Folha de S.Paulo Giuliana Vallone e Fábio Braga, também foram atingidos por disparos de armamento não-letal no rosto.

“O que vimos naquele dia foi o uso indiscriminado da força policial de forma violenta e altamente repressora. As imagens captadas daquele dia foram o estopim dos grandes protestos do restante de 2013”, comenta Henrique Apolinário, assessor do programa de Violência Institucional da Conectas. “De lá para cá, a polícia sofisticou seus métodos de repressão, e passou a utilizar técnicas como o envelopamento de manifestações, ampliou o uso de armamentos não-letais, como gás lacrimogêneo e bala de borracha, e também passou a perseguir manifestantes após o término dos protestos”, completa Henrique.

O evento “Marcas de Junho: 5 anos de injustiça” contará com três momentos: lançamento do livro “Memória ocular: cenas de um Estado que cega”, sarau e microfone aberto. O ato faz parte da programação de “Junho sendo”, que conta com uma programação extensa, entre 6 e 23 de junho, composta por atividades, encontros e oficinas que buscam discutir os desdobramentos e a significação das Jornadas de junho de 2013.

Divulgação/Conectas

+ sobre o tema

As Relações Sociais das Festividades N.S do Rosário dos Homens Pretos na Coroação do Rei Congo na década de 1840

Introdução A presença de africanos no Brasil contribuiu maciçamente...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos,...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=