Ator de 12 anos de ‘This Is Us’ relata episódios de racismo e diz que foi acusado de roubo por cor da pele

Enviado por / FonteRevista Quem

Lonnie Chavis, que vive a versão jovem de Randall na série This is Us, fez um desabafo emnocionante à revista People, relatando ocasiões em que foi vítima de racismo. O ator de 12 anos contou que já foi acusado de roubo em um restaurante por ser negro e que um policial tirou seu pai de casa, agredindo-o, por uma multa de trânsito.

“Eu fui racialmente perfilado em um restaurante em San Diego enquanto visitava um dos meus jovens colegas negros. Seus primos negros e eu fomos acusados ​​por uma jovem branca trabalhando na caixa registradora de tentar roubar as poucas gorjetas em seu copo”, disse Lonnie. ” Foi uma provação enorme que quase levou a polícia a nos chamar enquanto estávamos com nossos pais – até que algum fã maravilhoso que era branco disse a eles que eu era um ator profissional em duas séries de TV atualmente no ar e argumentou que ele duvidava que eu precisaria roubar alguns dólares dela”, desabafou.

Lonnie explicou que sua mãe nunca  diz “ele é ator”. Ela sabia e argumentou que estávamos sendo perseguidos apenas porque éramos um grupo de crianças negras jovens. Você pode imaginar alguém pensando que você é um ladrão só por causa da cor da sua pele? Eu posso”, lamentou ele.

O ator também lembrou um episódio assustador quando completou 10 anos, em 2018. “Meu aniversário caiu no Dia de Ação de Graças. Depois de chegar tarde em casa com minha família da minha festa de aniversário, um policial de Long Beach torceu o braço do meu pai pelas costas e o puxou da nossa porta com a porta aberta, alegando que estava sendo detido por uma multa de trânsito”, explicou.

“Minha mãe correu para o meu quarto e me disse com medo nos olhos para entrar no quarto do meu irmãozinho e ficar longe das janelas. Ela colocou meu irmãozinho nos meus braços e me disse que não importava o que eu ouvisse do nosso jardim da frente para não chegar à porta – ‘não importa o que aconteça’.  Eu segurei meu irmão mais novo e chorei quando pude ouvir minha mãe gritando fora de nossa casa. Eu pensei que meus pais certamente morreriam indo contra a polícia”, disse Lonnie.

“Pela graça de Deus, ambos ainda estão comigo, e esse assédio racialmente motivado contra meu pai foi descartado. Você pode se imaginar segurando seus três irmãos pequenos enquanto pensa que todos serão órfãos? Eu posso”, disparou.

Lonnie ainda contou um caso no set de This is Us, quando Randall tem uma cena com a avó racista. “O diretor e os roteiristas disseram que não precisavam que eu chorasse. No entanto, foi difícil para mim não chorar, pois testemunhei o que acabara de aprender sobre a minha realidade. Eu não estava atuando, estava chorando por mim”, confessou. “Você pode imaginar ter que explicar para uma sala cheia de brancos porque eu não consegui segurar minhas lágrimas reais enquanto experimentava a dor do racismo? Eu posso ”, escreveu Lonnie.

+ sobre o tema

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Com agenda intensa em na África do Sul, a...
spot_imgspot_img

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=