Ator Ícaro Silva é atingido por estilhaços de bala quando passava pelo Túnel Zuzu Angel

O ator Ícaro Silva, de 31 anos, foi atingido por estilhaços de bala quando passava de carro pelo Túnel Zuzu Angel, nas proximidades da Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, no início da manhã desta quarta-feira, por volta das 5h. De acordo com as primeiras informações do 23º BPM (Leblon), o ator escutou gritos no local e acelerou o carro, do modelo Nissam Kicks. Tiros foram, então, disparados e um deles acertou o seu veículo.

Por Ana Carolina Torres e Diego Amorim, do Extra 

Ícaro Silva foi atingido por estilhaço de tiro nesta quarta-feira no Túnel Zuzu Angel – Reprodução Instagram

Após o episódio, o ator foi levado para o Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. Ele foi atendido na unidade e já recebeu alta, por volta das 8h30. De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de Saúde, “o ator Ícaro Silva deu entrada às 5h30 no Barra D’Or. Após o atendimento, recebeu alta às 8h30”. Cerca de nove horas depois do ocorrido, o ator fez um desabafo em seu perfil nas redes sociais e agradeceu por estar vivo, destacando que ainda não entendeu como tudo aconteceu.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Queridos amigos, amores, seguidores e parceiros, eu estou bem! Hoje mais cedo, ao sair do túnel Zuzu Angel voltando para a Barra, me vi em meio a uma violenta confusão que até agora não sei se era uma blitz, um tiroteio ou uma dessas operações de guerra infelizmente tão habituais na nossa cidade. Viaturas, policiais com fuzis na mão e aquele medo súbito que o carioca conhece tão bem. Um policial me pediu para reduzir e eu obedeci. Baixei o vidro e perguntei o que estava acontecendo. O nível de stress dele era muito alto, ele falava comigo diretamente do inferno, o coração em guerra. Outros dois policiais vieram gritando, os fuzis apontados para mim; não sei se me reconheceram ou não, mas com a mesma violência com que me pararam, me mandaram ir embora, xingando e berrando em seu estado de guerra. Quando eu voltava a acelerar e antes de entender o que estava acontecendo, um estampido no meu carro me congelou. “Isso é um tiro?” Os próximos vários confirmaram que sim. Abaixei a cabeça e enfiei o pé no acelerador como se tudo no mundo fosse tiro e pedal. Enquanto meu pé e meu coração aceleravam, minha sensação física era de “não precisa ser assim”. De fato, não precisa. Acelerei sem fim até me ver longe dali, o corpo em choque, a cabeça caçando sentido, como se houvesse algum nessa barbárie cotidiana que é o Rio, minhas mãos trêmulas. Só depois de respirar fundo percebi o buraco de bala no para-brisa do meu carro e minha blusa molhada. “Meu Deus. Eu levei um tiro?” Me apalpei até encontrar o furo ensanguentado no meu braço. Sim, uma bala rasgou meu braço e deixou uns estilhaços ali, carimbo metalizado da violência urbana. Um pequeno pedaço de metal e morte que podia ter cruzado meu peito ou minha cabeça, um lembrete da nossa frágil condição de gente. Eu to legal. To muito feliz por não ter morrido, sério. Tem muita coisa pra fazer por aqui, muita coisa para ver e muita, muita coisa para consertar. Muito obrigado por todas as mensagens, to mais solicitado que no meu aniversário, rs. Vocês são lindos, são lindos demais. Espero que essa história infelizmente cotidiana nos inspire a desconstruir nossa agressividade diante da vida. É hora de desarmar e amar.

Uma publicação partilhada por Ícaro (@icsilva) a

A policiais militares do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) que estiveram no hospital, Ícaro contou que havia saído da Zona Sul e estava deixando o Zuzu Angel quando viu um carro reduzindo a velocidade. Ele disse que ultrapassou esse veículo e se deparou com PMs na via. Num primeiro momento, o ator alegou que não entendeu se a ordem dada pelos agentes era para que parasse ou seguisse. Ainda de acordo com o relato de Ícaro, ele acelerou e, logo depois, ouviu disparos, sentiu que um atingiu seu veículo e notou sangue em seu braço esquerdo. Mesmo ferido, ele dirigiu até o hospital.

O carro dele passou por uma perícia no estacionamento do hospital. O laudo deve ficar pronto em até 30 dias. O caso foi inicialmente registrado na 16ª DP (Barra da Tijuca), já que o ator foi atendido em um hospital da região. No entanto, a ocorrência foi remetida para a 15ª DP (Gávea), delegacia responsável por crimes que ocorrem no Zuzu Angel. Ícaro é aguardado pelos agentes para prestar depoimento e dar novos esclarecimentos. Em nota, a polícia disse que “agentes estão diligenciando a fim de esclarecer o caso”.

Ícaro estreou na televisão em 1998, na novela “Meu Pé de Laranja Lima” e depois de pequenas participações em outras novelas ganhou destaque com o personagem Rafa, de “Malhação”, onde permaneceu por quatro temporadas. No ano passado, Ícaro, que também é cantor, foi o vencedor do “Show dos Famosos”, no Domingão do Faustão, e ainda integrou o elenco da novela “Pega Pega”, concluída em janeiro deste ano. Atualmente, ele está em cartaz com a peça “Romeu & Julieta ao Som de Marisa Monte”.

Ator Ícaro Silva (Foto: Rafael Lima/Divulgação)

PM DIZ QUE ABORDAGEM A CARRO SUSPEITO DEU INÍCIO A TIROTEIO

A Polícia Militar informou, em nota, que policiais militares do 23º BPM (Leblon) faziam um cerco à Rocinha e foram acionados para um roubo que bandidos num HVR estariam fazendo no Zuzu Angel. De acordo com a corporação, criminosos reagiram, dando início a um tiroteio. Os bandidos fugiram. A PM alega que só soube que o ator havia sido atingido após um alerta do Hospital Barra D’Or. Leia a nota completa enviada pela PM:

“Policiais militares do 23º BPM (Leblon), que realizam o cerco da Rocinha, foram informados por populares na manhã desta quarta-feira (05/09), que criminosos em um auto HRV estariam praticando roubos no interior do túnel Zuzu Angel, na Zona Sul do Rio de Janeiro. De imediato os policiais foram até a Autoestrada Lagoa-Barra a fim de verificar a informação. No local, nada foi constatado. Já próximo à Rocinha, os policiais avistaram o veículo com as características mencionadas e tentaram a abordagem, houve reação, gerando o confronto. Os criminosos conseguiram fugir. Até aquele momento não havia informações de feridos.

Logo após, policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) foram alertados da entrada do ator Ícaro Silva no Hospital Barra D’Or, ferido por estilhaços de arma de fogo no braço. No hospital, a vítima informou que trafegava na Autoestrada Lagoa-Barra, em frente à comunidade da Rocinha, quando ouviu disparos e percebeu que havia ficado ferido por estilhaços no braço, seguindo para o Hospital. As circunstâncias do fato estão sendo apuradas. A ocorrência seguiu para registro na Polícia Civil”.

Polícia faz perícia no carro do ator Ícaro Silva (Foto: Bruno Albernaz / G1)

Até o momento, a corporação ainda não informou se os policiais militares que atuaram no caso foram identificados e ouvidos. Também não foi divulgado se as armas utilizadas por eles serão periciadas, ou se o caso será investigado internamente pela corregedoria.

+ sobre o tema

10 MITOS SOBRE AS COTAS

        ORIENTAÇÃO: Reproduzir e divulgar nas universidades e junto aos...

Mais postura racista nas capas de Revistas

Indianos criticam revista por clarear pele de atriz   A Revista...

Representatividade negra na universidade: uma ferramenta na luta antirracista

Júlia Severo, acadêmica de direito na Unisc, acredita que...

Equipe da Globo é expulsa de manifestação em SP

Manifestantes expulsam equipe da Rede Globo. O jornalista Caco...

para lembrar

Inocente preso por engano há um ano deixa a cadeia

Hércules Menezes foi detido por estar na lista de...

Latino tira uma letra do nome no currículo e recebe centenas de respostas

José Zamora, americano de origem latina, seguia uma rotina. Durante...

Engenheiro preso por suspeita de racismo nega ofensas, diz advogado

Fonte: G1 - Segurança de escola afirma ter sido...

Especialistas discutem pesquisa do DataSenado sobre violência contra jovens negros (reapresentação)

Especialistas discutem pesquisa do DataSenado sobre violência contra jovens...
spot_imgspot_img

Brasil: Relatório sobre Justiça Racial na Aplicação da Lei

Este relatório contém as conclusões do Mecanismo Internacional de Especialistas Independentes para o Avanço da Igualdade e Justiça Racial na Aplicação da Lei (EMLER,...

Jovens negros carregam traumas de reconhecimento fotográfico injusto

Em 2018, o porteiro Carlos Alexandre Hidalgo foi a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência por conta de um crime virtual que...

Casos de racismo aumentaram no futebol brasileiro; veja relatório

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol divulgou nesta quinta-feira (26) o 10º Relatório da Discriminação Racial no Futebol, que é baseado em dados de 2023....
-+=