Ator mexicano acusa Kevin Spacey de assédio e diz que há ‘muitas’ vítimas

Roberto Cavazos escreveu que astro ‘se achava livre para nos tocar’

Do O GLOBO

Roberto Cavazos acusou Kevin Spacey de assédio – Reprodução/Facebook/AP

O ator mexicano Roberto Cavazos se tornou o segundo a acusar o americano Kevin Spacey de assédio sexual. Em um post no Facebook, ele destacou que deve haver “muitas outras” vítimas do astro vencedor de dois Oscar. Eles trabalharam juntos quando Spacey era diretor artístico do teatro Old Vic, de Londres. Segundo Cavazos, Spacey abordava jovens atores de forma rotineira. “Parece que o único requisito era ser homem com menos de 30 anos para o Sr Spacey se achar livre para nos tocar”, escreveu o mexicano.

No começo da semana, o ator Anthony Rapp afirmou que Spacey tentou seduzi-lo, há mais de 30 anos. Na época, Rapp tinha apenas 14 anos. O intérprete de Frank Underwood em “House of Cards” tinha 26. O ator pediu desculpas, alegou que estava bêbado, disse que não lembrava, e aproveitou para se declarar gay. A revelação levou a críticas de colegas, ao fim da série do Netflix que ele protagonizava e à perda de um prêmio honorário que receberia.

Aos 35 anos, Cavazos disse que “quem passou por Spacey em Londres sabe que muitas outras pessoas encontrarão coragem para contar suas histórias” depois de Rapp. Segundo seu histórico, o ator mexicano atuou em três peças durante a gestão do acusado, que durou de 2004 a 2015. A primeira vez foi em 2008. Ele contou que encontrou Spacey e viveu dois “avanços desagradáveis” do diretor.

“Se eu fosse uma mulher, provavelmente não teria hesitado em identificar a situação como assédio (na época), mas suponho que a falta de uma ação mais concretamente direta ou agressiva me levou a justificar o incidente. Somos muitos os que têm uma história (de abuso) com Spacey (…) Era tão comum que até se tornou piada. Spacey convidava para “falar sobre sua carreira”. Quando chegava ao teatro, ele havia preparado um piquenique com champanhe no palco, lindamente iluminado. Mais comum é que ele estivesse no bar do teatro e se aproveitando de quem lhe chamava a atenção. Eu nunca deixei, mas sei de alguns que temeram pôr fim a isso”, relatou o mexicano.

De acordo com a vítima, Spacey era “muito mal visto” em Londres: muitos rechaçavam seu comportamento pela falta de profissionalismo e questionavam sua moralidade. O ator lembrou que dezenas de mulheres acusaram o produtor de Hollywood Harvey Weinstein de assédio e estupro e disse não duvidar de que o número de vítimas de Spacey seja parecido.

“Esta classe de predador só pode continuar a agir se permitirmos. Ao não dizer nada a respeito, nós somos cúmplices. Resta esta mensagem às vítimas: eu acredito em você, eu te escuto, eu te respaldo”, destacou o mexicano.

 

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...

Agressor de mulher terá que pagar gastos do INSS

Medida começará por Espírito Santo e Brasília, mas deve...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio em SP – YouTube

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio na capital paulista. O dado é da rede nossa São Paulo, que em...

Duas em cada três mulheres já sofreram assédio na cidade de São Paulo

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio na capital paulista, número que representa cerca de 3,4 milhões de pessoas. O...
-+=