Ator mexicano acusa Kevin Spacey de assédio e diz que há ‘muitas’ vítimas

Roberto Cavazos escreveu que astro ‘se achava livre para nos tocar’

Do O GLOBO

Roberto Cavazos acusou Kevin Spacey de assédio – Reprodução/Facebook/AP

O ator mexicano Roberto Cavazos se tornou o segundo a acusar o americano Kevin Spacey de assédio sexual. Em um post no Facebook, ele destacou que deve haver “muitas outras” vítimas do astro vencedor de dois Oscar. Eles trabalharam juntos quando Spacey era diretor artístico do teatro Old Vic, de Londres. Segundo Cavazos, Spacey abordava jovens atores de forma rotineira. “Parece que o único requisito era ser homem com menos de 30 anos para o Sr Spacey se achar livre para nos tocar”, escreveu o mexicano.

No começo da semana, o ator Anthony Rapp afirmou que Spacey tentou seduzi-lo, há mais de 30 anos. Na época, Rapp tinha apenas 14 anos. O intérprete de Frank Underwood em “House of Cards” tinha 26. O ator pediu desculpas, alegou que estava bêbado, disse que não lembrava, e aproveitou para se declarar gay. A revelação levou a críticas de colegas, ao fim da série do Netflix que ele protagonizava e à perda de um prêmio honorário que receberia.

Aos 35 anos, Cavazos disse que “quem passou por Spacey em Londres sabe que muitas outras pessoas encontrarão coragem para contar suas histórias” depois de Rapp. Segundo seu histórico, o ator mexicano atuou em três peças durante a gestão do acusado, que durou de 2004 a 2015. A primeira vez foi em 2008. Ele contou que encontrou Spacey e viveu dois “avanços desagradáveis” do diretor.

“Se eu fosse uma mulher, provavelmente não teria hesitado em identificar a situação como assédio (na época), mas suponho que a falta de uma ação mais concretamente direta ou agressiva me levou a justificar o incidente. Somos muitos os que têm uma história (de abuso) com Spacey (…) Era tão comum que até se tornou piada. Spacey convidava para “falar sobre sua carreira”. Quando chegava ao teatro, ele havia preparado um piquenique com champanhe no palco, lindamente iluminado. Mais comum é que ele estivesse no bar do teatro e se aproveitando de quem lhe chamava a atenção. Eu nunca deixei, mas sei de alguns que temeram pôr fim a isso”, relatou o mexicano.

De acordo com a vítima, Spacey era “muito mal visto” em Londres: muitos rechaçavam seu comportamento pela falta de profissionalismo e questionavam sua moralidade. O ator lembrou que dezenas de mulheres acusaram o produtor de Hollywood Harvey Weinstein de assédio e estupro e disse não duvidar de que o número de vítimas de Spacey seja parecido.

“Esta classe de predador só pode continuar a agir se permitirmos. Ao não dizer nada a respeito, nós somos cúmplices. Resta esta mensagem às vítimas: eu acredito em você, eu te escuto, eu te respaldo”, destacou o mexicano.

 

+ sobre o tema

Após comentários sobre estupro coletivo, estúdio rompe com desenhista brasileiro

Allan Goldman, que costumava colaborar com a DC Comics...

De que maneiras você, mulher magra, já me oprimiu

De que modo você já me machucou, já me...

Alunos acusam universidade de ‘machismo’ após demissão de professoras em SP

A demissão de seis professoras do curso de comunicação...

para lembrar

O que é ser mãe na Escandinávia

Uma das causas fundamentais do Diário é uma...

Transexuais: Quero ser mulher também no meu RG

Sofrendo constrangimentos públicos diários, transexuais lutam para que a...

GO: ex-pastor é preso por estupro e cárcere privado da mulher por 6 anos

Um ex-pastor evangélico de 45 anos foi preso na...
spot_imgspot_img

Rede Brasileira de Mulheres Cientistas lança campanha #AssédioZero

A Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC) lança nesta semana a campanha nacional #AssédioZero, com o objetivo de estimular o debate sobre a cultura do assédio que...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=